Feira de Santana

SMTT propõe aumento de mais de 5% nas tarifas de ônibus em Feira de Santana; veja valores

Proposta será encaminhada ao prefeito Colbert Martins da Silva Filho, que decidirá o valor do reajuste.

03/01/2020 às 11h59, Por Andrea Trindade

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Daniela Cardoso

Uma reunião do Conselho Municipal de Trânsito (CMT), na manhã desta sexta-feira (3), discutiu os custos do transporte público em Feira de Santana e o reajuste da tarifa de ônibus. Segundo o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, o reajuste proposto foi de 5,156%.

Com isso a proposta é que a tarifa paga no cartão ViaFeira passe de R$ 3,60 para R$ 3,78. Já quem paga em dinheiro, que segundo o secretário é apenas 15% dos usuários, a tarifa vai passar de R$ 3,95 para R$ 4,15. Os distritos de Bonfim de Feira, Tiquaruçu e Jaguará, a tarifa que atualmente é de R$ 4,44 vai passar para R$ 4,65. Nos demais distritos a tarifa passará de R$ 3,95 para R$ 4,15.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Saulo Figueiredo destacou que a secretaria está trabalhando para desestimular o pagamento em dinheiro e explicou que o cálculo do reajuste é feito com base em três fatores.

“O reajuste anual é previsto em contrato. O contrato começou a ser executado no mês de janeiro de 2016 e é reajustado tendo como base uma fórmula paramétrica. Explicamos aos conselheiros exatamente cada item dessa fórmula. O reajuste é levado em consideração três fatores: o aumento salarial dado aos rodoviários; o aumento do combustível para Feira de Santana, que foi de 10,22%, e o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), que é a inflação de 2,55%”, afirmou.

Segundo o secretário, a ata da reunião será encaminhada ao prefeito Colbert Martins da Silva Filho, que decidirá o valor do reajuste.

Melhorias no sistema de transporte 

O secretário Saulo Figueiredo destacou algumas melhorias que estão sendo estudadas para serem implantadas em Feira de Santana. Ele afirmou que é preciso investir em tecnologia e destacou o início da operação experimental do BRT. 

“Estamos trazendo a partir do mês do março a operação experimental do BRT em corredores exclusivos, equipamentos diferenciados com ar condicionado, wifi a bordo e estamos solicitando as melhorias no aplicativo do transporte em Feira. Também estamos trabalhando para a criação de novas linhas exclusivas para a cidade, que traz mais qualidade para a viagem do passageiro. É um conjunto de medidas para melhorar o serviço”, afirmou. 

Segundo ele, os ônibus que vão operar o BRT não serão veículos articulados. Eles terão abertura do lado direito e esquerdo. Já com relação a ar-condicionado nos ônibus coletivos, que não fazem parte da operação do BRT, ele disse que quando houver renovação da frota isso será discutido. 

Outra novidade anunciada pelo secretário é a implantação do sistema de bilhetagem no sistema alternativo e melhorias no aplicativo para atender aos deficientes audiovisuais, além de novas formas de pagamento da tarifa, com o cartão de crédito, por exemplo. 

Saulo disse ainda que está conversando com os operadores do transporte público em Feira para trazer para a cidade uma iniciativa de transporte público atendendo com tarifa dinâmica e por demanda. Segundo ele, é algo que está começando em outras cidades e inclui vans com ar-condicionado para até 14 lugares e com tratamento diferenciado. Mas ele ressalta que esse sistema ainda precisa melhorar e está sendo estudado. 

Queda do número de passageiros 

A queda no número de passageiros que utilizam o transporte público coletivo, também foi comentada pelo secretário Saulo. Ele citou a crise econômica e aumento da adesão ao transporte por aplicativo bem como fatores que influenciaram essa queda.

“São dois motivos: a crise econômica e o crescimento dos aplicativos do transporte privado. Uma pesquisa da empresa Pirelli afirmou que em Feira de Santana um dos grandes motivos de não se usar o transporte público é o medo de ser roubado e os transportes por aplicativo oferece o chamado porta a porta. Você só sai de casa na hora de embarcar e ele lhe deixa na frente do destino”, analisou. 

Além disso, ele comentou o valor das tarifas praticadas pelo transporte por aplicativo. Saulo Figueiredo considera que são tarifas praticamente inalcançáveis. 

“Existe outro estudo que diz que um motorista de transporte por aplicativo dura em media três meses. É o tempo de ele sair do desemprego, ir para o subemprego e não conseguir se sustentar. Os taxistas hoje brigam, os rodoviários também, todos os modais regulares do transporte público dentro da formalidade, para manter os empregos e com a qualidade para o cliente”, destacou. 

Táxi Mob 

Ainda dentro das novidades tecnológicas para o transporte público, o secretário de Transportes e Trânsito falou sobre a intenção de aderir ao Táxi Mob, um aplicativo que foi aderido em Salvador e em outras cidades por associações de taxistas. 

“O presidente da Sincaver (Sindicado dos Condutores Autônomos) nos solicitou nesse sentido e na semana passada já nos reunimos com o pessoal da Táxi Mob com o objetivo de trazer para Feira de Santana para os taxistas e também para os mototaxistas. Vamos reformular os mototaxistas e vamos apresentar no final do mês de fevereiro o novo sistema”, informou Saulo. 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

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