Acorda Cidade - Dilton Coutinho

22 de Janeiro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 17/12/2019 08h16.

Símbolos do Natal

Precisamos conhecer o sentido de cada um. Entre outros, destacam-se os seguintes:
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Mais alguns dias e estaremos celebrando o Natal deste ano. Para vivenciar melhor esse acontecimento, nos servimos de diversos símbolos. Precisamos conhecer o sentido de cada um. Entre outros, destacam-se os seguintes:

A COROA do Advento anuncia a preparação para o Natal. Feita com ramos verdes e quatro velas, convida-nos a permanecer acordados, numa atitude de vigilância e espera de Jesus que vem, a cada domingo acende-se uma vela. As quatros velas simbolizam as quatro semanas do Advento e, também, os quatro pontos cardeais (todos os povos do mundo), onde deve chegar a mensagem de Jesus.

A ESTRELA de Belém simboliza a luz de Deus que guia nossos passos ao encontro do Salvador. Ela guiou os reis Magos do Oriente até Belém, onde estava Jesus. A estrela nos ensina que devemos aprender a ler e seguir os “sinais”que Deus coloca em nosso caminho, pois eles nos levarão ao encontro com Jesus, que dá sentido à nossa vida.

O ANJO anuncia aos pastores a notícia do nascimento do Salvador. Quando aparece, a glória de Deus ilumina o local e os pastores ficam com medo. Mas o anjo acalma aqueles corações simples e anuncia-lhes a paz. Os pastores se enchem de alegria e vão visitar o Menino Jesus.

O PRESÉPIO. O termo vem do latim (praesaepe), local onde se recolhe o gado, curral ou estábulo. O fato de Jesus ter nascido num presépio não foi por acaso. Ele nasceu ali, porque “não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2,7). Por isso, o presépio simboliza a rejeição que Jesus sofreu. Mas, também, o aconchego dos animais domésticos, a simplicidade, a humildade e a pobreza.

A ÁRVORE de Natal, simboliza a fé perseverante que não perde a vitalidade mesmo nos momentos mais difíceis. O pinheiro mantém sua folhagem verde durante o inverno mais rigoroso. Assim são todos aqueles que acolhem Jesus no Natal. Como diz o Salmo 1: “O justo será como a árvore plantada à beira d’água, que dá o seu fruto no seu tempo e suas folhas não cairão”.

AS BOLAS, penduradas na árvore de Natal, simbolizam os frutos, as boas obras que o cristão deve praticar: perdão, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, justiça, fraternidade, fidelidade, modéstia, autodomínio... É com esta certeza que desejo a você um abençoando Natal com Jesus em sua vida e em sua família.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Artigo

Mulheres livres

Ter direito sobre seu corpo, neste caso, é escolher viver a cultura de morte em detrimento de escolher a vida...

Artigo

Necessidade de férias

As férias, além de promoverem a saúde, alegria, auto-estima e o bem-estar geral do trabalhador, está prova...

Artigo

Vida Saudável

Depois de diversos exames, testes, eletrocardiogramas, os diagnósticos revelam as doenças que marcam nossa s...

Vídeo

Enfermeira sequestrada em shopping de Feira de Santana é encontrada em Salvador Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta terça-feira 21.01:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram