Acorda Cidade - Dilton Coutinho

23 de Setembro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 10/12/2019 16h01.

Ação de conscientização do HTLV será realizada nesta quarta-feira

A iniciativa é aberta ao público e acontece a partir das 7h no Ambulatório Municipal de Infectologia, localizado na rua Barão do Rio Branco, 1054, Centro.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Ação de conscientização do HTLV será realizada nesta quarta-feira
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferece nesta quarta-feira (11) serviços de saúde e conscientização sobre o HTLV, infecção sexualmente transmissível silenciosa e pouco conhecida.

A iniciativa é aberta ao público e acontece a partir das 7h no Ambulatório Municipal de Infectologia, localizado na rua Barão do Rio Branco, 1054, Centro.

Na oportunidade serão realizados a sorologia para diagnóstico do HTLV, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, aferição de pressão arterial, orientações e entre outras atividades.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, observa que o HTLV é uma infecção causada pelo vírus T-linfotrópico humano, que atinge as células de defesa do organismo. "Silenciosa, pode não apresentar sintomas durante toda a vida", explica.

Dos infectados pelo HTLV, apenas 2% apresentarão algumas doenças associadas a esse vírus, entre as quais se podem citar: doenças neurológicas, oftalmológicas, dermatológicas, urológicas e hematológicas (ex.: leucemia/linfoma associada ao HTLV).

A transmissão pode ocorrer da mãe infectada para o recém-nascido durante o parto ou aleitamento materno. Outras formas de contágio são por via sexual desprotegida com uma pessoa infectada e o compartilhamento de materiais perfurocortantes.

Como forma de prevenção, é recomendado o uso de preservativos e o não compartilhamento de seringas, agulhas ou objetos cortantes. Mulheres infectadas devem evitar a amamentação.

As informações são da secretaria municipal de Comunicação 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Saúde

Casos semanais de covid-19 voltam a subir no Brasil

Diagnósticos positivos da doença aumentaram 10% na última semana

Saúde

Médicos creem em revolução no tratamento de câncer em menos de 30 anos

Estudo da Fiocruz envolveu oncologistas de 10 sociedades oncológicas

Feira de Santana passa de 10 mil casos acumulados de covid-19
Boletim

Feira de Santana passa de 10 mil casos acumulados de covid-19

Apenas nove casos positivos foram confirmados nesta quarta (23).

Vídeo

Veja como ficou a Avenida Senhor dos Passos após remoção das barracas Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram