Saúde

Campanha Dezembro Vermelho será aberta em Feira nesta terça (3)

Durante todo o mês, realização de testes rápidos, distribuição de preservativos, ações educativas e de prevenção estarão acontecendo no Centro de Referência e em todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família.

02/12/2019 às 17h37, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de prevenção e diagnóstico do HIV/AIDS será iniciada nesta terça-feira (03), a partir das 8h, no Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS.

Durante todo o mês, realização de testes rápidos, distribuição de preservativos, ações educativas e de prevenção estarão acontecendo no Centro de Referência e em todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, voltadas para o público em geral e, especialmente, às populações chaves e prioritárias, como: pessoas em situação de rua e profissionais do sexo.

Nos dias 3 a 6 de dezembro testes rápidos para diagnóstico do HIV e sífilis podem ser realizados no Centro de Referência. Sem o acompanhamento dos pais ou responsáveis, maiores de 12 anos de idade podem realizar o teste. Para isso, é necessário apresentar o documento de identidade com foto.

Atualmente, em Feira de Santana cerca de 2.900 pessoas se encontram em tratamento para o HIV/AIDS no Centro de Referência. Somente este ano, de janeiro a outubro, 254 pessoas foram diagnosticadas com a infecção no município.

De acordo com a enfermeira referência técnica em IST/HIV/AIDS, Vanessa Sampaio, a prevalência da doença são em homens de 20 a 39 anos de idade, que se declaram heterossexuais.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, observa que a conscientização quanto a prevenção do HIV/Aids e demais doenças sexualmente transmissíveis é um trabalho constante por parte do Governo Municipal.

Dezembro Vermelho

Em maio de 2017 foi sancionada a Lei Municipal de nº 3.702, de autoria do vereador Luiz Ferreira Dias, que institui o mês de dezembro como o período dedicado a intensificação das ações de combate e prevenção ao HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis no município de Feira de Santana. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade