Acorda Cidade - Dilton Coutinho

28 de Maio de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 02/12/2019 17h27.

Secretaria da Educação do Estado orienta sobre devolução de livros didáticos

A devolução é imprescindível, pois os mesmos serão reutilizados por outros estudantes no ano letivo de 2020.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Secretaria da Educação do Estado orienta sobre devolução de livros didáticos
Foto: Ilustrativa/ Claudionor Jr

Acorda Cidade

Com a aproximação do final do ano letivo da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado orienta as unidades escolares sobre a devolução dos livros didáticos entregues aos estudantes e professores do Ensino Médio. A devolução é imprescindível, pois os mesmos serão reutilizados por outros estudantes no ano letivo de 2020.

Segundo a coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana, cada unidade escolar deve incentivar a boa conservação do material didático, bem como adotar medidas para estimular as devoluções. “As escolas deverão fazer campanhas em sala de aula para a devolução dos livros didáticos. É importante frisar que a campanha de cuidado, preservação e conservação deve ser realizada durante todo o ano letivo, já que outros estudantes vão usar os mesmos livros no ano seguinte”, destacou.

Segundo a coordenadora, não há necessidade de recolher os livros consumíveis, ou seja, aqueles que geralmente possuem atividades para serem respondidas pelos estudantes no próprio livro e, por conta disso, não podem ser reutilizados, como são os casos de alguns livros de Línguas Estrangeiras, Filosofia, Sociologia e Artes. Para saber se o livro é reutilizável ou consumível, basta verificar a quarta capa do livro, onde consta esta indicação.

Novos livros

As escolas também devem ficar atentas ao recebimento dos novos livros didáticos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), destinados aos estudantes do Ensino Fundamental II, no ano letivo de 2020.

A secretaria chama a atenção para a necessidade de conferir se o nome da unidade escolar e a quantidade enviada correspondem com os materiais contidos nos pacotes, sendo que a entrega realizada pelos Correios acontece de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e aos sábados pela manhã.

Caso a reposição dos livros, que é realizada de forma automática pelo FNDE, não supra as necessidades do colégio, será possível fazer um novo pedido denominado Reserva Técnica, a partir de março através do site do PDDE Interativo, no endereço http://pddeinterativo.mec.gov.br/.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Rui Costa volta a descartar cancelamento do ano letivo na rede estadual
Educação

Rui Costa volta a descartar cancelamento do ano letivo na rede estadual

'Iremos fazer um grande mutirão pela educação para superar esse período, com aulas extras, em turnos opost...

Inep libera apostilas exclusivas aos corretores da redação para todos os estudantes
Educação

Inep libera apostilas exclusivas aos corretores da redação para todos os estudantes

Material exemplifica critérios para avaliação dos textos

Inscrições no Enem terminam nesta quarta
Educação

Inscrições no Enem terminam nesta quarta

Edição de 2020 já tem mais de 5 milhões de inscritos

Vídeo

Auxílio emergencial: filas tranquilas em agências da Caixa neste feriado antecipado de São João Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram