Feira de Santana

Projeto vai oferecer assistência técnica para 17 mil produtores do Semiárido

A iniciativa vai organizar os produtores rurais.

02/12/2019 às 16h31, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Foi lançado nesta segunda-feira (2), em Feira de Santana, o Programa Prospera Agropecuária Semiárido. A iniciativa vai beneficiar 17 mil produtores com assistência técnica e gerencial nos próximos dois anos. João Martins, presidente da Confederação Nacional da Agricultura no Estado da Bahia (CNA) esteve presente no evento que reuniu lideranças políticas e autoridades e ressaltou sobre a importância do projeto para o desenvolvimento da economia e da produção rural.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

De acordo com ele, o Prospera Agropecuária Semiárido vai organizar os produtores e oferecer tecnologia. João Martins salientou que a tecnologia é o caminho do futuro e a oportunidade que os produtores têm de dar mais visibilidade aos seus negócios.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O Prospera busca fazer com que o produtor tenha tecnologia por intermédio da assistência técnica. E o técnico que tem que mostrar a ele, o que é que é viável na propriedade dele , o técnico que tem que discutir com ele o tipo de negócio para a propriedade dele e acima de tudo que a propriedade dele tem que ser um negócio rentável, para ele ter uma vida melhor e poder dar aos seus filhos a vida que muitas vezes ele não teve”, afirmou.

O Prospera Agropecuária Semiárido vai investir aproximadamente 200 milhões de reais. É uma parceria do Ministério da Agricultura, através da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), o Senar Central (Brasília) e o Senar Bahia. Feira de Santana é a primeira cidade a recebê-lo e a Bahia terá o maior número de produtores atendidos no país.

“São inicialmente 200 milhões nesse primeiro ano. Desses 200 milhões, 80 milhões são nossos, da CNA e do Senar. São 80 milhões do Sebrae e 40 milhões do Ministério da Agricultura. Então os recursos já estão todos disponíveis e não tem como contingenciar, já está tudo pronto para começar e já estamos contratando. Já contratamos agrônomos e veterinários e vamos contratar muito mais. O projeto vai criar uma nova vida para a agropecuária baiana. Com produtores mais eficientes, com maior qualidade e ganhando dinheiro. Inicialmente vamos trabalhar com 8 mil produtores rurais da Bahia toda e só em Feira de Santana são mil produtores”, salientou João Martins.

Paulo Emílio Torres, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) também prestigiou o lançamento do projeto e destacou que o Prospera Agropecuária Semiárido vai levar inovações tecnológicas, mudanças de paradigmas para que exista uma condição diferenciada para a zona rural. Para que ela seja cada vez mais próspera.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O projeto vai agrupar produtores com o mesmo tipo de produção para de fato fazer com que esse produtor tenha uma produtividade, uma escala de produção modificada nesse sentido. O Agronordeste que já faz parte do Prospera Semiárido, já compõe nove estados da federação. O objetivo é ter uma amplitude maior e mais regional, para atingir principalmente pequenos produtores que carecem de uma assistência técnica. Nada melhor do que o Senar para fazer isso, que tem expertise, tem conhecimento e eficiência no que faz”, declarou.

Para Paulo Emílio, a assistência técnica permite criar novas perspectivas para os produtores rurais, entre elas, o acesso ao crédito.

O prefeito Colbert Martins da Silva elogiou o Prospera Agropecuária Semiárido e ressaltou que em Feira de Santana serão mil famílias participantes. Elas serão selecionadas para receber assistência técnica rural e poderão melhorar a sua produção. Colbert também criticou o governo do estado sobrea falta de incentivos com a assistência técnica.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"O governo do estado da Bahia acabou com a EBDA e aliás, acaba com tudo no interior. O que nós estamos voltando para fazer agora aqui através da CNA é uma área de assistência técnica. Aquela pessoa que quer produzir leite, por exemplo, o técnico agrícola, o veterinário ensinarão como produzir melhor. Quem produz hortaliças, milho, feijão e faz irrigação, vai apender como podem fazer melhor. São mil famílias que nós vamos selecionar na zona rural de Feira de Santana. Esse é um grande programa que Feira de Santana não tem há muito mais de 20 anos e quero dizer que o governo do estado da Bahia fechou as portas para a assistência técnica. A CNA está abrindo as portas e a prefeitura de Feira de Santana está junta e emanada para poder selecionar essas pessoas e dar condições de que elas treinando possam ganhar muito mais dinheiro e criar uma nova classe média na área rural”, opinou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade