Feira de Santana

Debate na OAB discute medicação de alto custo e judicialização

O debate sobre medicação de alto custo e judicialização ocorreu no auditório da OAB e teve a participação de estudantes de direito e advogados.

29/11/2019 às 10h27, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

Um ciclo de debate promovido pela comissão de direito médico e saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Feira de Santana, ontem (28), discutiu sobre medicação de alto custo e a judicialização. A presidente da comissão a advogada Miriam Caldas frisou que o objetivo do evento foi esclarecer as principais dúvidas e dar orientações sobre o assunto. Principalmente em relação ao papel do judiciário.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós ouvimos rádio e nós sabemos da grande demanda que existe em relação a medicação de alto custo. Muitas vezes bastava apenas que o cidadão conhecesse o protocolo para que ele recebesse aquela medicação e ele faz um caminho às vezes bem mais longo. Ele busca um advogado, o advogado busca o judiciário e ocorre que ao chegar ao judiciário a demanda deles é frustrada, sendo que na fase administrativa seria resolvida. Então nós estamos esclarecendo, trouxemos aqui, estado, município, o advogado que falou do papel dele frente ao cidadão. Trouxemos a Defensoria Pública da mesma forma e também o judiciário, para que cada um mostre de que forma a gente pode conspirar para que esse problema seja resolvido .O melhor caminho inegavelmente é a via administrativa”, salientou.

O defensor público Maurício Moitinho disse que a Defensoria Pública é muito procurada para resolver questões de garantia de medicamentos via judicial. Ele informou que a demanda é bem grande e Feira de Santana hoje conta com uma central de urgências e emergências médicas, onde atuam servidores orientando e ajudando os pacientes e pessoas assistidas.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“As pessoas nos procuram para efeito de obtenção da documentação necessária para cada situação e para cada tipo de doença, por exemplo”, comentou.

A farmacêutica Manuela Santos que representou Núcleo Regional de Saúde, (NRS) antiga 2ª Dires, no evento também confirmou que demanda da população em busca de medicamentos no núcleo é bastante significativa. São aproximadamente 7 mil pacientes cadastrados.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Eles são acompanhados pelo nosso núcleo. A cada trimestre eles renovam a documentação, mas eles são acompanhados de forma contínua. São distribuídas medicações voltadas para todo tipo de patologia, como artrite reumatoide, esquizofrenia, transtorno bipolar e tem medicamentos para doenças raras também , Esses medicamentos do componente especializado são atribuições dos estados, mas existe um componente específico dos municípios que é o componente básico da assistência farmacêutica e que ele gerenciam e fazem todo o atendimento desses pacientes que são atendidos pelo componente básico. O que está definido já em protocolo, ocorre administrativamente e dá entrada na solicitação no próprio núcleo. O protocolo é avaliado e o processo pode ser deferido, ou indeferido a depender dos critérios dos protocolos. O custo desses medicamentos é alto, são financiados pelo Ministério da Saúde e outra parte pelos estado. São medicamentos que geram alto impacto orçamentário”, explicou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O debate sobre medicação de alto custo e judicialização ocorreu no auditório da OAB e teve a participação de estudantes de direito e advogados.


  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Terminal rodoviário de feira de santana foto

Feira de Santana

Terminal Rodoviário de Feira de Santana registra movimento intenso às vésperas do feriado

Segundo a ViaBahia, a BR-324, que liga Feira a Salvador, deve receber um aumento de 11,5% no fluxo de veículos...

28/03/2024 às 09h45

Galpão de Peixes

Feira de Santana

Galpão de peixes no Centro de Abastecimento amanhece com filas nesta Quinta-feira Santa

Além dos peixes, outros produtos comercializados no Centro de Abastecimento, à exemplo do quiabo, estão com uma grande procura.

28/03/2024 às 09h25

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

image

Rádio acorda cidade