Acorda Cidade - Dilton Coutinho

16 de Dezembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 26/11/2019 12h04.

Você sabe agradecer?

É próprio das pessoas educadas agradecer sempre e por tudo.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

No próximo dia 28, celebra-se o Dia Nacional de Ação de Graças, instituído em 16 de agosto de 1949, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra. É dia de reconhecimento público dos brasileiros a Deus pelos benefícios recebidos. Agradecer é um gesto humano e cristão. É próprio das pessoas educadas agradecer sempre e por tudo.

“graças a deus”! Essa expressão simples, que brota do fundo do coração e se transforma em oração, caracteriza o sentimento de gratidão marcante no povo cristão. Já o Antigo Testamento e, particularmente, os salmos expressam, de forma poética e simbólica, a consciência dos dons de Deus na existência humana. “Dai graças ao Senhor porque eterno é seu amor”, canta o salmista.

Parece que, hoje, numa sociedade dominada pelo egoísmo e pela ganância, o sentimento de gratidão não encontra mais espaço no coração humano. É preciso resgatar esse sentimento como uma forma simples de acreditar no valor da vida, na importância da amizade, na esperança de que é possível superar a violência, a injustiça e a ingratidão.

Ser agradecido é saber que o mundo não gira em torno de nós. Não somos o centro de tudo. Ser agradecido é sinal de boa educação. Ser agradecido é um dom precioso e nem sempre cultivado. Podemos ver um exemplo claro disso no Evangelho de Lucas, capítulo 17, que nos apresenta a cura dos dez leprosos: apenas um voltou para agradecer. Um “muito obrigado” aproxima pessoas fazendo-as sentir-se filhos e filhas do mesmo Pai que faz o sol nascer e brilhar para todos, sem acepção de pessoas.

É necessário agradecer pela vida, saúde, família, casa, natureza (mineral, vegetal e animal), pelos alimentos e pelo trabalho. O sentimento de gratidão deve encontrar abrigo no coração do ser humano, em todos os momentos e em todos os lugares, porque nossa vida é um contínuo presente de Deus.

A virtude da gratidão é uma presença constante em toda a Bíblia: “É bom render graças ao Senhor”, (Sl 92,1). “Bendizei a Deus e rendei-lhe graças diante de todos os viventes, pelos benefícios que vos concedeu”. (Tb 12, 6). “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus” (1 Tes 5,18). “Agradeçam sempre a Deus por todas as coisas, em nome de Jesus Cristo”(Ef 5,20).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Artigo

Foi sorte ou azar?

Recusou muitas vezes propostas por ele. Não venderia por preço algum.

Artigo

Como lidar com a doença?

O clamor por vida e saúde nunca parou e continua sempre mais intenso.

ARTIGO

O poder do Silêncio

'Quem vigia a sua boca, guarda sua vida, quem muito abre seus lábios se perde' (Prov. 13,3).

Vídeo

Aluno da UFRB é acusado de racismo por recusar documento de docente negra Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta sexta-feira 13.12:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram