Saúde

5 práticas para melhorar seu metabolismo e fazer seu corpo queimar calorias por você

Especialista em treinos dá dicas para acelerar o metabolismo e facilitar o emagrecimento, mesmo quando você não está se exercitando.

15/11/2019 às 19h30, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Muitas pessoas tentam de tudo para emagrecer, mas relatam dificuldades por conta do metabolismo lento. Ou seja, não adianta apenas levar em consideração a quantidade de calorias ingeridas e queimadas, a ação do metabolismo diz como o organismo transforma essas calorias em energia.

“De forma simplificada, o metabolismo é o conjunto de processos relativos ao consumo e gasto de energia, e a sua taxa metabólica é a velocidade do seu metabolismo, ou a quantidade de calorias que você queima ao longo de um período específico”, explica Christian Soetebier, especialista em treinos do time de Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos com o uso de inteligência artificial. 

São poucas as coisas que podem ser feitas para mudar o metabolismo, mas existem algumas maneiras eficazes de ajustá-lo, especialmente com o intuito de perder peso; veja as orientações especialista de Freeletics.

1. Treino de HIIT

O treino intervalado de alta intensidade (HIIT), que envolve exercícios aeróbicos realizados em máxima intensidade por um curto período de tempo, é comprovadamente eficiente para o emagrecimento, mas também tem bons efeitos para acelerar o metabolismo, pois provoca o efeito EPOC, uma sigla que, em inglês, significa "consumo excessivo de oxigênio pós-exercício" e trata do aumento da taxa de consumo de oxigênio após um treino HIIT.


Ou seja, por conta de sua natureza exaustiva, o HIIT força o corpo a utilizar uma ampla gama de processos metabólicos e energéticos. Mesmo após finalizar o treino, durante a respiração, para retomar o equilíbrio, o corpo continua queimando calorias. É por isso que o Freeletics utiliza esta metodologia de treinos em seus planos hiper personalizados, mais curtos e práticos. O objetivo é garantir ainda mais resultados, queimando mais calorias e trazendo resultados a longo prazo.


2. Treino de força

Muitas pessoas que têm como objetivo apenas o emagrecimento, deixam de lado o treino de força. Mas a verdade é que este tipo de treino pode queimar muitas calorias e, ao longo do tempo, melhorar também a composição corporal – e um corpo com mais músculos tende a ter um metabolismo mais eficaz. Treinos de força regulares significam que os músculos envolvidos estão queimando mais calorias nos períodos de repouso, e essa quantidade aumenta com a frequência dos treinos.


3. Alimentação com mais proteínas

Por incrível que pareça, realmente existe uma forma de queimar mais calorias comendo mais: consumindo proteínas. Ao comer proteínas, o organismo é forçado a usar energia para obter os aminoácidos contidos nas proteínas. Isso é conhecido como "efeito térmico dos alimentos", e faz com que as proteínas tenham um impacto menor em termos de equilíbrio calórico em comparação com outros macronutrientes, como carboidratos. Ao mesmo tempo, comer mais proteínas ajuda a criar mais músculos e a melhorar sua composição corporal, enquanto também reduz o apetite.


4. Beber bastante água e chás

Outra forma de acelerar o metabolismo é evitar calorias líquidas "vazias", como refrigerantes. Prefira o consumo de bebidas sem calorias, como água e chás!


Bebidas estimulantes como chá verde e café também são conhecidas por seus efeitos estimulantes para o metabolismo, pois reduzem o apetite. Entretanto, é preciso cuidado para não beber chá ou café muito tarde para não perder o sono – dormir pouco pode ser um fator negativo para o metabolismo.


5. Movimentar o corpo

Não são só os exercícios físicos tradicionais que queimam calorias. Os movimentos tradicionais do dia-a-dia – como limpar a casa ou descer as escadas – também ajudam no emagrecimento, aceleram o metabolismo e ainda podem ser feitos de forma constante durante a semana. Um exemplo simples de inserir tais atividades na rotina é usar a escada ao invés do elevador ou andar um pouco mais para ir ao trabalho. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade