Feira de Santana

Sindicato dos Bancários de Feira de Santana diz que medida de Bolsonaro descumpre a convenção assinada entre patrões e empregados

A Medida Provisória que dá as agências bancárias o aval para abrir aos sábados e interfere no aumento da carga horária dos trabalhadores da categoria.

14/11/2019 às 08h45, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Atualizada às 10:58

Após o presidente Jair Bolsonaro assinar, na segunda-feira (11), a Medida Provisória que dá as agências bancárias o aval para abrir aos sábados e interfere no aumento da carga horária dos trabalhadores da categoria, sindicatos de vários locais do país se manifestaram em repúdio a essa ação.

Em Feira de Santana, o diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários, Edmilson Cerqueira, disse em entrevista ao Acorda Cidade que a medida do presidente descumpre a convenção assinada entre patrões e empregados desde a data base do ano passado, vigente até o próximo ano e fere os direitos dos trabalhadores.

“Nós temos uma convenção assinada entre patrões e empregados desde a data base do ano passado, vigente até o próximo ano, onde tem todas as cláusulas, horários, funcionamentos, acordado entre patrões e empregados. Eu acho engraçado é que o próprio presidente quando era deputado federal, ele apoiou aquela reforma trabalhista que tinha que ter, que geraria milhões de empregos, passa tirar direito dos trabalhadores. Naquela reforma, foi aprovado um item chamado “negociado sobre o legislado”, assinado pelo governo e aprovado pelo Congresso Nacional. Nós temos a consolidação das leis trabalhistas que os bancários trabalham 6 horas, no menor horário porque eles trabalha com números, com numerários, com a mente e são acometidos sempre com doenças psicossomáticas geradas por esse tipo de emprego. Por isso essa consolidação da lei trabalhista, determinou isso. Para a surpresa nossa, como sempre acontecem muitas polêmicas, cada dia as notícias estão assustadoras para trabalhadores, para o direito do povo, mas nós achamos que temos uma convenção que está assinada, é um acordo coletivo e o que vai acontecer, caso seja aplicado na prática é uma enxurrada de reclamações na Justiça do Trabalho para que cumpra o que eles aprovaram”, frisou.

Para o sindicalista, algumas medidas adotadas pelo presidente são anticonstitucionais e absurdas. Ele salientou que se não houver cumprimento do que foi acordado, a entidade vai buscar a justiça.

“Para que se cumpra ainda o que resta da consolidação, das leis trabalhistas e que cada dia estamos vendo que estão rasgando, que estão querendo mudar a constituição para favorecer leis para alguns”, lamentou.

Na opinião de Edimilson, os bancos e o governo visam os lucros, mas com exploração, menos bancários e atendimento péssimo ao público.

Leia também:
Bolsonaro aumenta jornada de trabalho para bancários; agências funcionarão aos sábados
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade