Saúde

Comemorações marcam 6 anos do Centro de Oncologia Infantojuvenil do HEC, com implantação do Projeto Pé de Esperança

O objetivo do Projeto é promover a sensibilização ambiental por meio do plantio de mudas de árvores e, na oportunidade, ressignificar o sentido da doença pelo tratamento oncológico para pacientes, familiares e para toda a sociedade

08/11/2019 às 10h15, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em comemoração aos 6 anos de funcionamento, o Centro de Oncologia Infantojuvenil (COI) do Hospital Estadual da Criança (HEC) implantou, na manhã de quinta-feira (7), o Projeto Pé de Esperança, que consistiu no plantio de mudas nos canteiros do HEC, realizado por 26 pacientes curados do câncer ou que finalizaram tratamento no COI, com respectivos padrinhos/madrinhas, dentre eles o superintendente geral do HEC, Márcio Lima, a diretora operacional da Unidade, Lívia Leite, o coordenador médico do COI, Dr. Maurício Meira, a oncopediatra Dra. Núbia Mendonça, especialista referência no tratamento oncológico no Estado da Bahia, e o deputado federal Zé Neto.

Foto: Divulgação

De acordo com o coordenador de enfermagem do COI, Thiago Pionório, um dos idealizadores do Projeto Pé de Esperança, “o objetivo do Projeto é promover a sensibilização ambiental por meio do plantio de mudas de árvores e, na oportunidade, ressignificar o sentido da doença pelo tratamento oncológico para pacientes, familiares e para toda a sociedade”. As espécies escolhidas para o plantio foram próprias da região, respeitando as características climáticas e ambientais, dentre elas o pau-brasil e o ipê amarelo.

Foto: Divulgação

Após a implantação do Projeto, foi realizada uma festa no COI, com os padrinhos/madrinhas, pacientes e familiares, em parceria com o Grupo Voluntário Colheita do Amor. Segundo Carine Oliveira, coordenadora do Grupo, “honra e gratidão são os sentimentos que temos ao Hospital por essa percepção e sensibilidade da importância do voluntariado para o apoio da humanização no ambiente hospitalar e do empoderamento dos pacientes e acompanhantes, que estão passando por processos de fragilidade física e emocional. Trazemos, com muito carinho, alegria, esperança, uma palavra de conforto e amor, e isso, realmente modifica o comportamento e tratamento dos pacientes”.

Foto: Divulgação

Durante a semana também ocorreu uma programação especial com diversas atividades para marcar o aniversário do setor, em parceria com os grupos voluntários Todos Por Um, Trupe Hospitalar e Oficina dos Anjos, que realizam atividades lúdicas durante todo o ano com os pacientes internados e em tratamento.
O COI possui cerca de 400 crianças cadastradas no serviço, contando com 13 leitos para internação e capacidade de 25 atendimentos/dia em ambulatório, bem como 36 colaboradores alocados no setor. O coordenador da unidade, Dr. Maurício Meira, afirma que apesar de coordenado pelos oncologistas, o tratamento do câncer pediátrico é multidisciplinar. “Contamos com a participação importante de todos os profissionais envolvidos, para aumentar, cada vez, a sobrevida das crianças com câncer”. Os principais tipos de câncer hoje que acometem as faixas etárias infantojuvenis de 0 a 18 anos ainda são as leucemias e linfomas, seguidas por tumores do sistema nervoso central.

Foto: Divulgação

O Hospital Estadual da Criança é uma unidade da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab, gerida pela Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Hospital Martagão Gesteira). O HEC está apto para atendimento de alta complexidade, serviço de diagnose e terapia, ambulatório de especialidades, internação e atividades de ensino e pesquisa. A unidade possui 240 leitos de internação e 31 de emergência e, em 2018, realizou 72 mil atendimentos ao total. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade