Acorda Cidade - Dilton Coutinho

08 de Julho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Bahia

Todas as notícias
Publicado em 07/11/2019 16h02.

Plano Plurianual Participativo 2020-2023 da Bahia é sancionado pelo Governo do Estado

Entre os destaques do plano, na Saúde, a implantação de novas policlínicas e construção e ampliação de outras unidades.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Plano Plurianual Participativo  2020-2023 da Bahia é sancionado pelo Governo do Estado
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Foi sancionado, pelo Governo do Estado, o Plano Plurianual Participativo (PPA) da Bahia para os anos 2020 a 2023, em publicação no Diário Oficial desta quinta-feira (07). Segundo o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, do total dos recursos previstos no PPA, 74% estão destinados aos programas de Saúde, Educação e Segurança Pública.

“O PPA 2020-2023 está baseado na realidade dos territórios de identidade e em sintonia com a capacidade orçamentária do governo. Este é um plano com forte participação popular, agrega toda a experiência iniciada em 2007, quando fizemos o primeiro PPA Participativo e tem um maior grau de integração nos conceitos trabalhos e uma interligação dos compromissos”, destacou o secretário.

A construção do documento foi consolidada após o cumprimento de diversas etapas, desde os planos organizacionais das secretarias, passando pelas escutas sociais em todos os 27 Territórios de Identidades do estado, pelas mesas programáticas com a participação de técnicos de todas as secretarias e órgãos do poder Executivo, Judiciário e Ministério Público, até o encaminhamento à Assembleia Legislativa do Estado, onde foi aprovado no dia 22 de outubro.

Entre os destaques do plano, na Saúde, a implantação de novas policlínicas e construção e ampliação de outras unidades. Na Educação, a ampliação do atendimento educacional da rede estadual e ensino, incluindo a oferta do programa de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), ampliação do projeto escolas culturais e a oferta de, pelo menos, um curso da educação profissional em todas as escolas do estado.

Outra área prioritária é a Segurança Pública, com ampliação do número de bases comunitárias móveis e da rede de videomonitoramento. A ampliação da malha viária, a construção e recuperação de aeroportos, a expansão do acesso a energia elétrica na zona rural e da rede de distribuição de gás natural também constam no PPA, assim como a atração de investimentos na área de energias renováveis, dentre outros diversos projetos, programas e ações previstas.

Constituição Federal

Previsto no artigo 165 da Constituição Federal, o PPA é um plano de médio prazo cuja elaboração é obrigatória para os governos federal, estadual e municipal, com o propósito de estabelecer as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos ao longo de um período de quatro anos. Na Bahia, o PPA é realizado de forma participativa desde 2007, fruto de iniciativa até então inédita no Brasil e que teve o objetivo de assegurar maior diálogo entre Estado e sociedade para a construção de políticas públicas e mais transparência nas ações do governo.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Produção Industrial baiana avança 7,6% em maio, segundo o IBGE
Economia

Produção Industrial baiana avança 7,6% em maio, segundo o IBGE

O setor de Derivados de petróleo (27,9%) apresentou a principal influência positiva em maio, explicada, espe...

Bahia assegura mais de R$ 43 milhões em recursos federais para o coronavírus
Covid-19

Bahia assegura mais de R$ 43 milhões em recursos federais para o coronavírus

Na reunião com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello e os principais secretários do ministério, t...

Bahia

Faltará água nesta quinta (9) em cidades da Região de Feira de Santana e em povoado de Rafael Jambeiro

A interrupção temporária não afetará os imóveis com reservação suficiente para o atendimento das neces...

Vídeo

Paciente do município de Ruy Barbosa recebe homenagem em Centro de Hemodiálise após vencer Covid-19 Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram