Acorda Cidade - Dilton Coutinho

08 de Julho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 07/11/2019 10h08.

Mutirão do Diabético oferece atendimentos gratuitos neste sábado (9)

O diabetes caracteriza-se pela deficiência na produção de insulina pelo pâncreas, uma substância que permite o aproveitamento da glicose (açúcar) contida nos alimentos para que ela possa ser transportada para dentro das células, sendo transformada em energia.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Mutirão do Diabético oferece atendimentos gratuitos neste sábado (9)
Foto : Divulgação

Acorda Cidade 

Pelo menos duas mil pessoas deverão ser atendidas durante o VI Mutirão do Diabético, neste sábado (9). O evento multidisciplinar, realizado pelo Hospital de Olhos – Clihon, terá a participação de professores e estudantes da UniFTC e Unef, com atendimento gratuito, das 7h às 12h, na rua Barão do Rio Branco, centro da cidade. Serão realizados exame oftalmológico para avaliação do fundo do olho, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, avaliação odontológica e orientação nutricional, dentre outros serviços.

Ao todo, seis cursos do Centro Universitário estarão presentes no Mutirão: Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Direito. Além de cumprir com o compromisso da Responsabilidade Social, o evento proporciona grande aprendizado para os estudantes, já que, além de pessoas com Diabetes, o público alvo abrange o grupo de risco para a doença (familiares, idosos, obesos e hipertensos).

Para o professor Cristiano Lôbo, Reitor da UniFTC e Diretor de Operações da Rede FTC, reafirmar a parceria para realização do Mutirão do Diabético evidencia, mais uma vez, o compromisso da Instituição com a comunidade. Ele ressalta que manter ações de cunho social faz parte do dia a dia da unidade de ensino. “Por meio desses projetos levamos nossos estudantes ao contato com a realidade com a qual vão conviver como profissionais de Saúde”, destaca Cristiano Lôbo.

O objetivo do mutirão, que tem a coordenação do médico Hermelino de Oliveira Neto, não se limita a atender os portadores de diabetes – que já somam mais de 12 milhões no Brasil e 400 milhões no mundo – mas conscientizar a sociedade sobre os riscos, prevenção e tratamento da doença. O evento marca o Dia Mundial do Diabetes, instituído em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF). A previsão é que 640 milhões de pessoas sejam portadoras de diabetes no ano de 2040.

Foto : Orisa Gomes/ Acorda Cidade

De acordo com as organizações da área de saúde, a detecção precoce é vital. As campanhas de detecção para a população ajudam a descobrir casos de diabetes e prevenir complicações, em lugar de encontrar a doença por meio das complicações já instaladas. Vale lembrar que o diabetes caracteriza-se pela deficiência na produção de insulina pelo pâncreas, uma substância que permite o aproveitamento da glicose (açúcar) contida nos alimentos para que ela possa ser transportada para dentro das células, sendo transformada em energia.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

4 mortes e 201 novos casos confirmados de covid-19 em 24 horas em Feira de Santana
Boletim

4 mortes e 201 novos casos confirmados de covid-19 em 24 horas em Feira de Santana

De acordo com o boletim, mais 119 pacientes estão recuperados da doença elevando para 2.296 o número total...

Mais de 66 mil pacientes já são considerados recuperados da covid-19 na Bahia
Boletim

Mais de 66 mil pacientes já são considerados recuperados da covid-19 na Bahia

Estado registrou nas últimas 24 horas 3.582 novos casos e 61 mortes.

Saúde

Usar máscara em academias não prejudica saúde, dizem especialistas

Equipamento funciona como barreira à contaminação pela covid-19

Vídeo

Paciente do município de Ruy Barbosa recebe homenagem em Centro de Hemodiálise após vencer Covid-19 Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram