Bahia

Turista de MG que teve manchas no corpo após banho de mar na Bahia é internado em hospital

Segundo Vigilância, homem teve mal-estar no final da tarde da segunda-feira (4), dois dias após surgimento das manchas no corpo. Relação com óleo que atinge NE está sob investigação.

05/11/2019 às 11h27, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O turista de Minas Gerais que ficou com manchas no corpo após tomar banho de mar em Ilhéus, no sul da Bahia, foi internado em hospital da cidade, no final da tarde da segunda-feira (4).

Segundo o coordenador da Vigilância do município, Gleidson Souza, o turista foi encaminhado para o Hospital Regional Costa do Cacau após um mal-estar, com vômitos e náuseas.

Ainda de acordo com o Gleidson Souza, o paciente segue na unidade de saúde nesta terça-feira (5). Não há previsão de alta.

A Vigilância em Saúde de Ilhéus investiga se o caso tem relação com as manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste, incluindo a cidade.

Além do turista, identificado como Anderson Gabriel, também é analisado o caso da ativista ambiental Claudia Santana, que passou mal após trabalhar como voluntária recolhendo substâncias nas praia do município, também tem o caso sob análise.

Contudo, de acordo com o coordenador da Vigilância do município, o caso de Anderson Gabriel é considerado isolado, já que ele foi o único que teve manchas no corpo após banho de mar na região.

Exames foram realizados nos dois pacientes para confirmar ou não a suspeita de relação com o óleo. Os resultados são esperados.

Enquanto a origem do problema é investigada, a orientação da Vigilância à população é evitar o contato com o óleo, porque existem sintomas pelo contato dermatológico, por inalação e ingestão. Diante disso, recomenda-se a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) orienta para o caso de entrar em contato com o óleo, a população deve tomar cuidado ao retirar o produto. Se houver reação alérgica, ou ingestão incidental, é preciso procurar um posto de saúde mais próximo. Recomenda-se usar água e sabão, fazer fricção mecânica e evitar retirar o produto com soluções tóxicas.

Pacientes

Em entrevista ao G1 no último domingo (3), Anderson Gabriel, que é da cidade de Teófilo Otoni, contou que caminhava sozinho na praia quando decidiu tomar um banho de mar, no sábado (2). O turista conta que ficou dentro da água por cerca de 40 minutos e saiu quando o corpo começou a arder.

"Eu estava fazendo uma caminhada na areia. Aí na hora que eu fui tomar um banho de mar, fiquei uns 40 minutos dentro da água. O meu corpo começou a coçar e queimar e eu saí da água. Na praia eu não vi óleo, mas quando eu cheguei em casa que eu fui tomar banho, começou a sair uma água escura [do corpo] e a bucha ficou muito oleosa", lembrou Anderson.

O turista informou que foi até uma unidade médica logo após o início dos sintomas, que incluíam coceira e ardor, e retornou no domingo, quando foi medicado.

Já a ativista ambiental Claudia Santana contou em entrevista à TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, que teve dor de cabeça, dor no estômago e enjoo.

"Foi muita dor de cabeça, imensurável, muita dor no estômago, tontura, enjoo e [fiquei] muito confusa. Eu desconfiei logo que só poderia ser do óleo", afirmou.
Manchas na Bahia

As manchas de óleo começaram a chegar à Bahia em 3 de outubro, quase um mês após o início do problema no país. Até a segunda-feira, 28 cidades baianas e o Parque Nacional de Abrolhos foram atingidos. O Governo do Estado decretou situação de emergência.

Em Abrolhos – berço de baleias-jubarte e de espécies raras de corais – a presença do óleo foi confirmada pela Marinha no dia 2 de novembro. Por causa disso, no dia seguinte a visitação a Abrolhos foi suspensa por três dias – prazo que vai até esta terça-feira.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade