Acorda Cidade - Dilton Coutinho

20 de Janeiro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 05/11/2019 09h56.

Academias podem provocar surgimento de problemas na pele; veja como se prevenir

Geralmente as academias disponibilizam panos e álcool para esterilização dos instrumentos de musculação, mas o uso ainda é bem restrito entre os frequentadores.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

O projeto verão, com aquele sonho de alcançar o corpo ideal, leva milhares de pessoas a frequentar academias por todo o Brasil. A proximidade das férias faz esse fluxo aumentar ainda mais. Contudo, alguns cuidados básicos de higiene são necessários para preservar a saúde da pele.

Ingestão de líquido, uso de hidratante, protetor solar e higienização estão no topo da lista das recomendações dos dermatologistas para evitar ressecamento da pele, inflamações e foliculite nos frequentadores de academia.

Por que isso acontece?

O problema está justamente na umidade e falta de limpeza dos equipamentos de uso coletivo nas academias. É muito comum ver pessoas revezando equipamentos que misturam suor e podem transmitir bactérias, vírus ou fungos que podem provocar problemas na pele.

Geralmente as academias disponibilizam panos e álcool para esterilização dos instrumentos de musculação, mas o uso ainda é bem restrito entre os frequentadores.

Essa falta de higienização dos equipamentos e também a umidade dos ambientes podem levar ao surgimento de micoses, verrugas e foliculite, um tipo de infecção que aparece na pele.

Como evitar problemas com a pele nas academias?

A primeira dica dos especialistas é que você cuide bem da hidratação, já que o corpo perde muito líquido durante a prática esportiva. Uma boa forma de fazer isso com segurança é levar sua própria garrafinha e higienizá-la com frequência.

Ande também sempre com uma toalhinha para limpar o suor e invista em roupas e calçados que absorvam melhor a temperatura. Além disso, sempre passe um pano com álcool nos equipamentos e tente investir em tapete de yoga próprio para evitar a proliferação de bactérias e fungos.

Evite compartilhar materiais higiênicos como sabonetes e toalhas nos vestiários e lave sempre suas roupas e bolsas após o uso, eliminando todos os germes que podem surgir com o suor.
Caso você perceba qualquer irritação na pele ou sinal de inflamação, procure imediatamente a ajuda de um dermatologista e siga as orientações do especialista.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Cientista brasileira faz descoberta de método de combate a alopecia e se torna destaque internacional
Alopecia

Cientista brasileira faz descoberta de método de combate a alopecia e se torna destaque internacional

A cientista Jackeline Alecrim realizou uma descoberta inédita no tratamento da calvice e ganha destaque mundi...

Janeiro Roxo: entenda mais sobre a hanseníase
Saúde

Janeiro Roxo: entenda mais sobre a hanseníase

Brasil é o segundo país com mais casos da doença no mundo.

Fiocruz diz que vacina de Oxford contra a Covid-19 só será entregue em março
Saúde

Fiocruz diz que vacina de Oxford contra a Covid-19 só será entregue em março

Órgão espera a chegada de um insumo que vem da China para iniciar a produção da vacina no Brasil.

Vídeo

Lágrimas e muita emoção: enfermeira do HGCA é a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19 em Feira Veja mais Vídeos ›

Podcast

Diretor do Hospital de Campanha declara que Feira não tem problemas com desabastecimento de oxigênio
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram