Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM - BAHIA AQUI É TRABALHO
14 de Novembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 05/11/2019 08h35.

Sobe de 23 para 26 o número de casos de sarampo confirmados na Bahia

Salvador tem segundo caso da doença confirmado.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Sobe de 23 para 26 o número de casos de sarampo confirmados na Bahia
Foto: Mauro Akin Nassor/ Arquivo Correio)

Acorda Cidade

Com a confirmação de três novos casos de sarampo, subiu de 23 para 26 o número de pessoas com a doença na Bahia. As novas ocorrências foram confirmadas em Salvador, Camaçari e Santo Amaro. De acordo com informações do último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o dia 26 de outubro foram notificados 616 casos suspeitos de sarampo. Desse total, 314 foram descartados (51%), 26 foram confirmados (4%) e 276 (45%) permanecem em investigação. Ainda segundo a Sesab, há oito municípios com surto ativo da doença.

Em Salvador, a doença foi confirmada em um jovem de 29 anos, que ainda não havia sido vacinado contra doença. Segundo a Sesab, não há histórico de deslocamento do paciente para outros municípios ou estados com surto ativo. Já em Camaçari trata-se de uma criança de 4 anos de idade, com a vacinação incompleta, enquanto que, em Santo Amaro, a doença foi confirmada em uma adolescecente de 12 anos que não tinha sido vacinada.

"Nota-se que 50% do total de casos confirmados no estado da Bahia se concentra no município de Santo Amaro. Vale ressaltar que o recente caso confirmado de Camaçari tem histórico de deslocamento para outros 03 estados com surto ativo de sarampo, sendo, portanto, importado", informa a nota divulgada pela Sesab.

Dose 417 municípios baianos, 185 noticiaram casos suspeitos de sarampo (44,36%). A faixa etária de 20 a 29 anos de idade concentrou o maior número de casos confirmados (5), porém, a maior incidência foi na faixa etária de < 1 ano de idade (1,31casos /100.000 habitantes). A maior proporção de casos confirmados foi no sexo masculino, com 19 casos (73%).

Até a semana passada, mais de 90 mil crianças ainda precisavam ser vacinadas para que a meta de imunizar 95% da população alvo contra o sarampo fosse atingida. O grupo foco da vacinação é de 849.361 crianças de 1 ano a 1 ano 11 meses e 29 dias. Vacinar 95% desse grupo significa imunizar, aproximadamente, 806.892 crianças. Na ocasião, 84% (713.463 pessoas) do grupo já havia tomado a vacina. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa, ainda, que as vacinas contra o sarampo seguem disponíveis nos postos de saúde estadual.

Fonte: Correio 24h
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Conheça os alimentos com alto teor de gordura que são considerados saudáveis
Saúde

Conheça os alimentos com alto teor de gordura que são considerados saudáveis

Nem toda gordura é ruim; descubra as gorduras que são benéficas para o seu organismo.

Vitamina A: nutrição na luta contra o sarampo
Saúde

Vitamina A: nutrição na luta contra o sarampo

Descubra a relação da vitamina com o tratamento em caso de sarampo.

Começa a implantação de 200 salas para o tratamento do pé diabético em toda a BA
Saúde

Começa a implantação de 200 salas para o tratamento do pé diabético em toda a BA

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, as amputações decorrentes de complicaç...

Vídeo

I Feirão da Casa do Trabalhador atrai centenas de candidatos e gera tumulto Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta quarta-feira 13.11:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram