Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Lab Sebrae Instagram
  • SECOM - BAHIA AQUI É TRABALHO
19 de Novembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 04/11/2019 09h22.

Centro de Oncologia Infantojuvenil do HEC comemora seis anos com implantação do Projeto Pé de Esperança

Projeto busca promover a sensibilização ambiental por meio do plantio de mudas de árvores e, na oportunidade, ressignificar o sentido da doença pelo tratamento oncológico.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Centro de Oncologia Infantojuvenil do HEC comemora seis anos com implantação do Projeto Pé de Esperança
Foto: Divulgação/Ascom HEC

Acorda Cidade

Em comemoração aos 6 anos de funcionamento, o Centro de Oncologia Infantojuvenil (COI) do Hospital Estadual da Criança (HEC) realizará, durante essa semana, uma programação especial com diversas atividades para marcar o aniversário do setor.

Desta segunda até quarta-feira (04 a 06/11), os grupos voluntários Todos Por Um, Trupe Hospitalar e Oficina dos Anjos, que realizam atividades lúdicas durante todo o ano, celebrarão o funcionamento do COI com os pacientes internados e em tratamento.

Na quinta-feira (07), último dia das comemorações, será lançado o projeto Pé de Esperança, que, de acordo com o coordenador de enfermagem do COI, Thiago Pionório, “consistirá no plantio de mudas em canteiros no entorno do Hospital, e será realizado por 26 pacientes curados do câncer ou que finalizaram tratamento no COI, com respectivos padrinhos/madrinhas, dentre eles a oncopediatra Dra. Núbia Mendonça, especialista referência no tratamento oncológico no Estado da Bahia”.

O Projeto Pé de Esperança a ser implantado no HEC busca promover a sensibilização ambiental por meio do plantio de mudas de árvores e, na oportunidade, ressignificar o sentido da doença pelo tratamento oncológico para pacientes, familiares e para toda a sociedade. As espécies escolhidas para o plantio serão próprias da região, respeitando as características climáticas e ambientais. Após a implantação do Projeto, será realizada uma festa no COI, com os padrinhos/madrinhas, pacientes e familiares, em parceria com o Grupo Voluntário Colheita do Amor.

O COI possui cerca de 400 crianças cadastradas no serviço, contando com 13 leitos para internação e capacidade de 25 atendimentos/dia em ambulatório, bem como 36 colaboradores alocados no setor. “Os principais tipos de câncer hoje que acometem as faixas etárias infantojuvenis de 0 a 18 anos ainda são as leucemias e linfomas, seguidas por tumores do sistema nervoso central”, explica Thiago Pionório.

O Hospital Estadual da Criança é uma unidade da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - Sesab, gerida pela Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Hospital Martagão Gesteira). O HEC está apto para atendimento de alta complexidade, serviço de diagnose e terapia, ambulatório de especialidades, internação e atividades de ensino e pesquisa. A unidade possui 240 leitos de internação e 31 de emergência e, em 2018, realizou 72 mil atendimentos ao total.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Ministério da Saúde busca imunizar mais de 9 milhões de jovens contra o sarampo
Saúde

Ministério da Saúde busca imunizar mais de 9 milhões de jovens contra o sarampo

Quem acha que já foi vacinado deve procurar confirmação nos postos

5 hábitos saudáveis para adotar no ambiente de trabalho
Saúde

5 hábitos saudáveis para adotar no ambiente de trabalho

O sedentarismo pode estar reduzindo a sua produtividade.

Começa hoje vacinação contra o sarampo para pessoas de 20 a 29 anos
Segunda fase

Começa hoje vacinação contra o sarampo para pessoas de 20 a 29 anos

Pessoas nesta faixa etária são o alvo principal. A ação será realizada em conjunto pelas três níveis d...

Vídeo

Obras do Complexo Educacional, no Feira Tênis Clube, terão prédio de 7 andares e edifício garagem Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta terça-feira 19.11:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram