Feira de Santana

Centro de Oncologia Infantojuvenil do HEC comemora seis anos com implantação do Projeto Pé de Esperança

Projeto busca promover a sensibilização ambiental por meio do plantio de mudas de árvores e, na oportunidade, ressignificar o sentido da doença pelo tratamento oncológico.

04/11/2019 às 09h22, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em comemoração aos 6 anos de funcionamento, o Centro de Oncologia Infantojuvenil (COI) do Hospital Estadual da Criança (HEC) realizará, durante essa semana, uma programação especial com diversas atividades para marcar o aniversário do setor.

Desta segunda até quarta-feira (04 a 06/11), os grupos voluntários Todos Por Um, Trupe Hospitalar e Oficina dos Anjos, que realizam atividades lúdicas durante todo o ano, celebrarão o funcionamento do COI com os pacientes internados e em tratamento.

Na quinta-feira (07), último dia das comemorações, será lançado o projeto Pé de Esperança, que, de acordo com o coordenador de enfermagem do COI, Thiago Pionório, “consistirá no plantio de mudas em canteiros no entorno do Hospital, e será realizado por 26 pacientes curados do câncer ou que finalizaram tratamento no COI, com respectivos padrinhos/madrinhas, dentre eles a oncopediatra Dra. Núbia Mendonça, especialista referência no tratamento oncológico no Estado da Bahia”.

O Projeto Pé de Esperança a ser implantado no HEC busca promover a sensibilização ambiental por meio do plantio de mudas de árvores e, na oportunidade, ressignificar o sentido da doença pelo tratamento oncológico para pacientes, familiares e para toda a sociedade. As espécies escolhidas para o plantio serão próprias da região, respeitando as características climáticas e ambientais. Após a implantação do Projeto, será realizada uma festa no COI, com os padrinhos/madrinhas, pacientes e familiares, em parceria com o Grupo Voluntário Colheita do Amor.

O COI possui cerca de 400 crianças cadastradas no serviço, contando com 13 leitos para internação e capacidade de 25 atendimentos/dia em ambulatório, bem como 36 colaboradores alocados no setor. “Os principais tipos de câncer hoje que acometem as faixas etárias infantojuvenis de 0 a 18 anos ainda são as leucemias e linfomas, seguidas por tumores do sistema nervoso central”, explica Thiago Pionório.

O Hospital Estadual da Criança é uma unidade da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab, gerida pela Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Hospital Martagão Gesteira). O HEC está apto para atendimento de alta complexidade, serviço de diagnose e terapia, ambulatório de especialidades, internação e atividades de ensino e pesquisa. A unidade possui 240 leitos de internação e 31 de emergência e, em 2018, realizou 72 mil atendimentos ao total.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade