Polícia

Com 48 assassinatos, polícia considera mês de outubro atípico em Feira de Santana

Delegado diz que houve um aumento de mais de 200% em relação ao ano passado.

01/11/2019 às 20h57, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto e Andrea Trindade

A Polícia Civil de Feira de Santana registrou no mês de outubro 46 homicídios e dois latrocínios, totalizando 48 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Além disso, também foi registrado um excludente de ilicitude (legítima defesa).

Para o coronel Luziel Andrade, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), outubro de 2019 foi um mês atípico e segundo ele, alguns fatores influenciaram para o aumento no índice de homicídios.

“A gente vinha há dez meses com redução e sabíamos que setembro e outubro seria muito difícil a gente bater a meta do ano passado porque foi muito baixo. Mas, tivemos como complicadores aquela situação da tentativa de paralisação dos policiais, tivemos no mesmo período uma quantidade muito grande de detentos em liberdade provisória e a situação de fuga de menores do Case Zilda Arns, em que alguns desses menores foram vítimas de violência após a saída. Também houve uma tentativa de uma facção invadir determinados bairros de Feira de Santana e foi um mês em que a situação foi muito diferente daquilo que vínhamos enfrentando nos meses anteriores”, explicou o comandante em entrevista ao Acorda Cidade.

O coronel frisou que a PM reforçou bastante o policiamento diante desse cenário e o intuito é continuar trabalhando para os índices reduzirem.

“Vamos em busca de resultados. Novembro e dezembro são meses que no ano passado tiveram um número alto de homicídios. Vamos ver se a gente consegue recuperar os índices até porque por menor que seja o índice não nos satisfaz. A gente trabalha para que e não aconteça nenhuma morte”, ressaltou em entrevista ao Acorda Cidade.

Reordenamento das companhias

Luziel Andrade afirmou que não acredita que o aumento do número de crimes tenha relação com a mudança em algumas companhias independentes de polícia. Ele salientou que o número de policiais nas áreas é o mesmo. A distribuição dos policiais é que foi direcionada diante das estatísticas e estudos da PM.

Aumento de mais de 200%

O delegado Rodolfo Faro, titular da Delegacia de Homicídios avaliou o aumento no número de assassinatos no mês de outubro e lamentou a situação em comparação aos meses de agosto de setembro. Ele ressaltou que a Delegacia de Homicídios já tem os indícios de autorias da maior parte dos crimes.

“Esse aumento de homicídios é um aumento que vinha ocorrendo desde o mês de agosto e que extrapolou o mês de outubro. Houve um aumento de mais de 200% com relação ao ano passado. Isso preocupa em razão dessa elevação. Temos realizado operações no sentido de cumprir mandados de busca e apreensão, mandados de prisão para que a gente possa tirar as pessoas que via de regra são as mesmas que têm praticado crimes reiteradamente na nossa cidade”, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade.

Estatística

Com 46 homicídios e dois latrocínios outubro de 2019 foi um dos mais violentos dos últimos cinco anos, em Feira de Santana e também o mais violento deste ano.

Dentre as vítimas, há duas mulheres, uma morta a facadas e outra a tiros (homicídio culposo). Com relação aos homens um foi morto a golpes de machado, e todos os demais a tiros. Oito deles eram menores de 18 anos.

Em outubro também foi registrado um excludente de ilicitude (legítima defesa) e nenhuma morte em decorrência de intervenção policial.

Número de CVLIs por bairros e distritos:

Número de CVLIs por áreas das Companhias da Polícia Militar

64ª CIPM: 06 CVLIs
65ª CIPM: 13
66ª CIPM: 23
67ª CIPM: 08

Dados e informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade