Variedades

Calcinhas e cuecas mal higienizadas podem abrigar até 10 mil bactérias e fungos

Para se prevenir de doenças, é necessário ter cuidado na lavagem, secagem e armazenamento das roupas íntimas.

25/10/2019 às 09h42, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Microrganismos, como bactérias e fungos, podem ser extremamente resistentes. Para evitar o risco por contaminação, o cuidado deve ser redobrado com a higienização de roupas íntimas, como cuecas e calcinhas. O motivo é simples: o contato de tecidos mal higienizados com regiões sensíveis ao corpo pode provocar diversos problemas de saúde, como infecção urinária, corrimento, alergias e micoses.

Em 2017, pesquisa feita pela Faculdade Devry Metrocamp, em Campinas, São Paulo, descobriu que peças usadas, mesmo depois de lavadas diversas vezes, podem conter até 10 mil fungos e bactérias. O estudo analisou 52 peças, sendo 25 novas e 27 usadas. Os sutiãs também merecem atenção, já que mulheres que amamentam podem ter fissuras nos mamilos, que podem ser uma porta de entrada utilizada pelos microrganismos.

Para se prevenir desses problemas, o cuidado deve ser tanto na lavagem como no transporte e no correto armazenamento dessas roupas íntimas. Em primeiro lugar, depois de comprar o item na loja, não o vista imediatamente. Ele estava em um ambiente suscetível ao acúmulo de bactérias. Portanto, lave as roupas íntimas antes de utilizá-las.

Ao lavar cuecas, calcinhas, sutiãs e outras roupas íntimas, o ideal é usar sabão neutro, para eliminar todas as impurezas. O recomendado é fazer a lavagem logo após ou pouco tempo depois de colocar para lavar, já que o contato com outras roupas sujas presentes no cesto pode aumentar o risco de contaminação. A secagem deve ser feita em um local arejado e as calcinhas e cuecas não devem ser penduradas do avesso, uma vez que isso aumenta a probabilidade de insetos acessarem o forro das peças.

O indicado é lavar as peças íntimas separadamente das demais, até mesmo porque elas estão em contato constante com partes sensíveis do corpo humano. Quando são lavadas no banho, é necessário que sejam bem enxaguadas. E atenção: jamais as pendure no box. Por causa da umidade, as bactérias se proliferam rapidamente, tornando a roupa íntima inadequada para o uso.

Passar um ferro quente também é essencial, já que as altas temperaturas eliminam as bactérias que tenham sobrevivido ao processo de limpeza. Depois de lavadas, as peças devem ser guardadas em uma gaveta separada das demais roupas. A sugestão é guardar calcinhas e sutiãs, por exemplo, em um local arejado, preferencialmente em sacos de TNT, e fazer o mesmo quando for viajar.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade