Acorda Cidade - Dilton Coutinho

02 de Junho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Viagens

Todas as notícias
Publicado em 22/10/2019 08h51.

Saiba quais documentos são necessários para viajar de carro no Mercosul

Viajar de carro no Mercosul pode ser uma experiência incrível, mas para que não seja interrompida é preciso estar com a documentação em dia.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Saiba quais documentos são necessários para viajar de carro no Mercosul
Foto: Reprodução

Acorda Cidade

Quem gosta de viajar aproveitando a paisagem e fazendo paradas para conhecer diferentes lugares, poderá usufruir de tudo isso ao viajar de carro no Mercosul. É preciso apenas ter atenção porque estará dirigindo em diferentes países e eles possuem regras específicas de trânsito.

Enquanto estiver planejando a viagem, é preciso ficar atento não apenas na manutenção do carro, se ele possui um seguro auto e se o roteiro está correto.

Um dos pontos de atenção deve ser em relação à documentação, tanto do veículo como dos ocupantes. Qualquer problema com ela pode fazer com que sua viagem seja interrompida.

Veja o que é preciso para viajar de carro no Mercosul.

Carteira Nacional de Habilitação
Para viajar de carro no Mercosul poderá utilizar a mesma CNH válida no Brasil, não é necessário uma habilitação internacional. Assim como no nosso país, é preciso que o documento esteja dentro do período de validade.

CRLV do veículo no nome do condutor
O certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) deve ser obtido anualmente pelos motoristas e precisa estar em nome do condutor. Essa regra é válida nos países do Mercosul e, se não for seguida, a entrada no país pode ser proibida.

O que pode acontecer é que no caso de veículos financiados ela pode estar em nome do banco. Já os carros emprestados estão em nome de outra pessoa e nesses casos apenas o CRLV não será suficiente.
Será preciso ter uma declaração do Ministério das Relações Exteriores com todos os dados do veículo e assinatura do proprietário com registro em cartório.

Somente no Ministério os trâmites demoram cerca de 20 dias, por isso, se pretende viajar com o carro, deve começar esse preparativo com bastante antecedência.

Documento de identificação para viajar de carro no Mercosul
É indicado que todos os ocupantes do veículo tenham seus documentos de identificação pessoal, como o RG ou passaporte válidos.

O que muita gente não sabe é que o RG possui validade de 10 anos e ele deve estar no período de vigência para que seja aceito. Se o documento estiver vencido é preciso providenciar outro antes de pegar a estrada, pois a CNH não irá substitui-lo.

Seguro Carta Verde

O seguro auto que se usa no Brasil é válido apenas em território nacional, quando se vai viajar de carro no Mercosul, outro tipo de seguro se faz obrigatório.

Conhecido como Carta Verde, esse é um documento emitido pelas seguradoras que cobre acidentes com terceiros ocorridos no Mercosul. Isso significa que se causar um acidente, os danos nos outros carros serão cobertos.

O Chile não exige o Carta Verde, porém para que chegue até ele será preciso apresentar o documento em outros países no meio do caminho.

Esses são os documentos necessários para viajar de carro no Mercosul e não podem faltar para que a viagem não seja interrompida. Além deles, é preciso ficar atento a outras exigências de cada país, como triângulo de sinalização, extintor de incêndio e outros itens obrigatórios pela legislação local.
Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Pandemia adia planos de viagem e prejudica agências de turismo
Brasil

Pandemia adia planos de viagem e prejudica agências de turismo

Ritmo das vendas em abril deve significar perda de R$ 1,08 bilhão

4 cenários de filmes que viraram atrações turísticas
Viagens

4 cenários de filmes que viraram atrações turísticas

Confira alguns dos locais utilizados nas produções.

Faça um tour virtual pelo Condado, um dos principais sets da franquia O Senhor dos Anéis
Turismo

Faça um tour virtual pelo Condado, um dos principais sets da franquia O Senhor dos Anéis

A atração é uma das mais visitadas na Nova Zelândia.

Vídeo

Manifestantes protestam contra o fechamento do comércio em frente a Hospital de Campanha e pedem informações sobre obra Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta terça-feira 02.06:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram