Acorda Cidade - Dilton Coutinho

07 de Junho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Toque Esportivo

Todas as notícias
Publicado em 21/10/2019 08h33.

Celeiro de promessas olímpicas, JUBs começam nesta segunda (21) em Salvador

A expectativa dos organizadores é que a competição continue lapidando joias do esporte brasileiro e futuros medalhistas olímpicos.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Celeiro de promessas olímpicas, JUBs começam nesta segunda (21) em Salvador
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Agência Brasil - A cidade de Salvador vai sediar a partir da próxima segunda-feira (21) a 67ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A capital baiana receberá cerca de 2,5 mil pessoas, entre atletas e técnicos, para a disputa de 13 modalidades. A expectativa dos organizadores é que a competição continue lapidando joias do esporte brasileiro e futuros medalhistas olímpicos.

“Cinquenta e três por cento das últimas duas delegações olímpicas brasileiras passaram pelo movimento desportivo universitário. Temos vários atletas que passam pelo sistema universitário brasileiro, que é um trampolim”, disse o vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CDBU), Alim Maluf Neto, à Agência Brasil.

Arthur Zanetti, ginasta campeão olímpico nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016; e Felipe Wu, medalha de prata no tiro esportivo, também no Rio, são exemplos. Esses dois atletas já participaram dos JUBs, experiência prestes a ser vivenciada por milhares de jovens nos próximos dias. “A expectativa da CBDU é fazer um grande evento e que venham os melhores atletas universitários do país. Eles estarão aqui e representarão o país em competições internacionais no próximo ano”, acrescentou Maluf Neto.

Os JUBs deste ano trazem uma mistura de esportes olímpicos tradicionais e modalidades novas. Nesse quesito, um dos maiores destaques é o cheerleading ou, em tradução livre, a animação de torcida. Muito comum nos Estados Unidos, antes do início e no intervalo de partidas de basquete e futebol americano, por exemplo, o cheerleading traz acrobacias, saltos, dança e pirâmides humanas.

O evento terá ainda duas modalidades de e-sports. O videogame, antes meramente recreativo, tem adquirido tons cada vez mais profissionais, a ponto de equipes brasileiras de e-sports disputarem campeonatos nacionais e internacionais, com larga cobertura da imprensa esportiva. Nesta edição dos JUBs, serão disputadas competições de futebol eletrônico (Fifa) e League of Legends.

As modalidades dos JUBs de 2019 são: basquete, basquete 3x3, cheerleading, futsal, handebol, League of Legends (e-sports), Fifa (e-sports), judô, karatê, natação, vôlei, vôlei de praia e modalidade acadêmica, onde serão apresentados artigos científicos relacionados ao esporte. 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Ídolo do Bahia, Sapatão morre em Salvador aos 72 anos
Toque Esportivo

Ídolo do Bahia, Sapatão morre em Salvador aos 72 anos

Nascido na cidade de Campos, no Rio de Janeiro, Sapatão começou a carreira de jogador no Flamengo, mas ficou...

Técnico do Bahia de Feira, é internado após sofrer mal súbito
Futebol

Técnico do Bahia de Feira, é internado após sofrer mal súbito

Foi descartada a possibilidade de o treinador ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC).

Mesmo sem futebol, torcidas crescem nas redes sociais
Futebol

Mesmo sem futebol, torcidas crescem nas redes sociais

Chegada de Fred impulsiona números do Fluminense; Flamengo lidera ranking.

Vídeo

Coletiva sobre ações da prefeitura para preservação do meio ambiente Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram