Saúde

Secretaria realiza dia D da vacinação contra o sarampo neste sábado em Feira

Idiana Costa Mascarenhas, mãe de Julia Carneiro, de 4 anos, destacou a importância da vacinação para as crianças.

19/10/2019 às 14h03, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Atualizada às 17h20 para acréscimo de informações

O dia D de vacinação contra o sarampo aconteceu em todo o Brasil neste sábado (19). Em Feira de Santana, todas as unidades básicas de saúde e auditório da Secretaria de Saúde funcionaram para atender a população. Os profissionais realizaram a vacinação até as 17h na zona urbana e até as 16h30 na zona rural.

Lembrando que a campanha iniciou no dia 7 de outubro. A primeira etapa da imunização vai até o dia 25 de outubro para crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que não estejam com seu calendário em dias. Já a segunda etapa ocorrerá de 18 a 30 de novembro com adultos jovens, de 20 a 29 anos, que também não foram vacinados ou não tiveram contato com o sarampo.

Idiana Costa Mascarenhas, mãe de Julia Carneiro, de 4 anos, destacou a importância da vacinação para as crianças.

“A vacinação é essencial para a criança e o adulto também, e do jeito que as coisas andam hoje em dia os riscos estão muito grandes e é necessário que as pessoas tragam suas crianças e venham se vacinar também. É de preocupar quando se fala que pode levar à morte”, afirmou.

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, informou que o Ministério da Saúde intensificou essa vacinação por conta do número de casos de sarampo que se apresentam no país. “É uma doença que já estava erradicada e por isso se fez essas intensificações. Hoje nós temos confirmados no estado 22 casos. Em Feira de Santana, não temos casos confirmados, temos casos suspeitos, por ser malha viária”.

A expectativa, segundo Denise, é que 335.528 crianças entre 1 e cinco anos incompletos compareçam aos postos durante a campanha.

“Essa é a faixa etária mais atingida, porque nessa primeira infância começam as vacinações. Essa vacina já é utilizada na rotina, através do programa nacional de imunização. As crianças são acompanhadas. E nesse dia de hoje, apesar de estarmos voltados para o sarampo, todos os profissionais foram orientados a verificar a caderneta de vacina para que possamos estar atualizando e lembrando aos pais que a vacina é prevenção”, salientou a secretária.

Ela acrescentou que o sarampo pode causar problemas neurológicos, visuais, entre vários outros e levar à morte. Essas vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelo estado, e à medida que a cidade recebe a gente vacina.

Hoje foi o dia D para a primeira etapa da imunização. O próximo dia D de vacinação será no dia 30 de outubro para o público da segunda etapa.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade