Maylla Nunes
Feira de Santana vai receber mais uma edição do Hackathon da Nasa, maratona com base tecnológica com um grande processo de imersão e que pretende refletir e buscar soluções para problemas do planeta e fora dele; não abrange somente a área de tecnologia, como também reúne designers, pessoas de negócio, para toda e qualquer área.
O evento acontece de 18 a 20 de outubro no Campus da FTC, localizado na Avenida Artêmia Pires Freitas, no bairro SIM.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o professor e coordenador do curso de Sistemas de Informação da FTC de Feira de Santana, Fabrício Oliveira, ressaltou a iniciativa da Nasa e os desafios lançados.
“A Nasa motivou diversos países a se juntarem e pensarem em algumas soluções de problemas existentes. É o maior Hacka do mundo, que acontecerá nos mesmos dias em todo o mundo. A Nasa todo ano lança uma lista de desafios e este ano lançou uma relacionada aos oceanos, sobre o nosso vizinho mais próximo que é a lua, problemas da terra e dentro desses temas, ela traz alguns desafios”, disse.
O evento reunirá mais de 200 localidades, incluindo 75 países, imergidos no mesmo desafio. O professor do curso de sistemas da FTC, Rafael Brasil, disse em entrevista, que a seleção de participantes foi realizada com isenção.
“Nós já temos uma média de 400 inscritos e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), selecionou alguns participantes para manter uma imparcialidade e clareza, 133 para esse Hacka. Isso é importante porque tem muitas pessoas de Feira de Santana interessadas em ajudar e motivadas por ciência e tecnologia.”
Premiação
A premiação principal será a visita ao Space Center, da Nasa, nos Estados Unidos. A melhor equipe participará de uma seletiva mundial , onde será avaliada pela equipe da Nasa e concorrerá com demais países. Os vencedores, irão visitar o Space Center.
Programação
O evento terá início às 19h do dia 18, com discursões sobre o desafio, palestras e contará com o apoio de colegiados da instituição. Estudantes de fisioterapia, nutrição, educação física e enfermagem darão apoio aos participantes na maratona.
A visita será aberta ao público. Para os adolescentes, haverá oficinas e atividades de laboratório no Campus da FTC. A programação também possui caça ao tesouro com dispositivo de QRCode pelo smartphone.