Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Lab Sebrae Instagram
  • Lab Sebrae Instagram
19 de Novembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Variedades

Todas as notícias
Publicado em 14/10/2019 20h19.

Por que as crianças devem brincar em espaços abertos

Hábito do passado, brincar na rua e em parques pode ser a melhor opção para a saúde dos pequenos.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Por que as crianças devem brincar em espaços abertos
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Cada vez mais, crianças e adolescentes recebem diagnósticos de males psíquicos, como depressão, ansiedade e hiperatividade. Isso acendeu o sinal de alerta entre pais e educadores, que veem nas rotinas dos jovens um possível vilão: as telas de celulares, tablets e computadores.

Se o problema dessa geração parece ser o sedentarismo promovido pelas interações digitais, a solução pode ser bem mais simples: atividades ao ar livre.

Desde a popularização da televisão, as crianças têm ficado cada vez menos tempo ao ar livre. Agora, com a popularização de games e outros passatempos virtuais, o tempo em que crianças e adolescentes passam em contato com a natureza está ainda mais reduzido, contrariando pesquisas que já afirmavam a necessidade de interação com o meio ambiente para um desenvolvimento saudável.

Ao brincar em espaços abertos, isso estimula o desenvolvimento psicossocial, colocando os jovens em novas situações ao descobrir os ambientes. Além disso, a socialização nesses espaços promove a aprendizagem e o bem-estar, diminuindo sintomas da depressão e outros transtornos.

Segundo a neurociência, o cérebro precisa da interação da criança com o ambiente e outras pessoas para que ele possa se manter saudável. Independentemente de fatores genéticos, sem o fator de sociabilidade, muitas habilidades podem deixar de se desenvolver quando os jovens não são expostos a situações em que elas devem ser usadas.

Há ainda os benefícios mais claros de se estar ao ar livre, como tomar sol, se exercitar, fortalecer a musculatura e o gasto de calorias – evitando a obesidade e outras doenças decorrentes de uma vida sedentária.

Como estimular crianças e adolescentes a redescobrir atividades ao ar livre

Além de controlar o período em que os jovens passam nos aparelhos eletrônicos, a recomendação é que pais e responsáveis acompanhem os pequenos nessas atividades, estimulando pelo exemplo.

Criar o hábito de passeios ao ar livre, preferencialmente sem os aparelhos, com passeios em parques e outra áreas verdes, por exemplo, além de promover um bom tempo em família, pode resultar em benefícios para a saúde de todos.

Para isso, opte por uma mudança no guarda-roupa, com peças mais confortáveis, sem deixar de lado a segurança. O tênis Pampili, por exemplo, tem modelos especiais para as crianças não deixarem de fazer suas atividades, pois garantem conforto e segurança para os pés dos pequenos. Principalmente por conta do esforço físico e do impacto, é necessário que as crianças tenham esses cuidados bem assistidos.

Esses momentos também podem ser bons para privilegiar uma alimentação mais saudável, rica em nutrientes benéficos, incluindo uma boa hidratação – principalmente nos dias mais quentes, quando a perda de líquidos é ainda mais intensa.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

3 dicas para mudar a decoração com pintura
Decoração

3 dicas para mudar a decoração com pintura

Veja sugestões de como você pode usar a tinta para mudar a decoração dos ambientes.

Pesquisa mostra maior preocupação das pessoas com coleta de seus dados
Vigilância e monitoramento

Pesquisa mostra maior preocupação das pessoas com coleta de seus dados

Entre os entrevistados, 79% se mostraram preocupados com a forma como empresas privadas tratam seus dados.

Consumidor terá mais informações sobre cobertura ao adquirir celular
Tecnologia

Consumidor terá mais informações sobre cobertura ao adquirir celular

A prestação do serviço de telefonia móvel depende de faixas radiofrequência, que devem ser utilizadas com...

Vídeo

Obras do Complexo Educacional, no Feira Tênis Clube, terão prédio de 7 andares e edifício garagem Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta terça-feira 19.11:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram