Variedades

Por que as crianças devem brincar em espaços abertos

Hábito do passado, brincar na rua e em parques pode ser a melhor opção para a saúde dos pequenos.

14/10/2019 às 20h19, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Cada vez mais, crianças e adolescentes recebem diagnósticos de males psíquicos, como depressão, ansiedade e hiperatividade. Isso acendeu o sinal de alerta entre pais e educadores, que veem nas rotinas dos jovens um possível vilão: as telas de celulares, tablets e computadores.

Se o problema dessa geração parece ser o sedentarismo promovido pelas interações digitais, a solução pode ser bem mais simples: atividades ao ar livre.

Desde a popularização da televisão, as crianças têm ficado cada vez menos tempo ao ar livre. Agora, com a popularização de games e outros passatempos virtuais, o tempo em que crianças e adolescentes passam em contato com a natureza está ainda mais reduzido, contrariando pesquisas que já afirmavam a necessidade de interação com o meio ambiente para um desenvolvimento saudável.

Ao brincar em espaços abertos, isso estimula o desenvolvimento psicossocial, colocando os jovens em novas situações ao descobrir os ambientes. Além disso, a socialização nesses espaços promove a aprendizagem e o bem-estar, diminuindo sintomas da depressão e outros transtornos.

Segundo a neurociência, o cérebro precisa da interação da criança com o ambiente e outras pessoas para que ele possa se manter saudável. Independentemente de fatores genéticos, sem o fator de sociabilidade, muitas habilidades podem deixar de se desenvolver quando os jovens não são expostos a situações em que elas devem ser usadas.

Há ainda os benefícios mais claros de se estar ao ar livre, como tomar sol, se exercitar, fortalecer a musculatura e o gasto de calorias – evitando a obesidade e outras doenças decorrentes de uma vida sedentária.

Como estimular crianças e adolescentes a redescobrir atividades ao ar livre

Além de controlar o período em que os jovens passam nos aparelhos eletrônicos, a recomendação é que pais e responsáveis acompanhem os pequenos nessas atividades, estimulando pelo exemplo.

Criar o hábito de passeios ao ar livre, preferencialmente sem os aparelhos, com passeios em parques e outra áreas verdes, por exemplo, além de promover um bom tempo em família, pode resultar em benefícios para a saúde de todos.

Para isso, opte por uma mudança no guarda-roupa, com peças mais confortáveis, sem deixar de lado a segurança. O tênis Pampili, por exemplo, tem modelos especiais para as crianças não deixarem de fazer suas atividades, pois garantem conforto e segurança para os pés dos pequenos. Principalmente por conta do esforço físico e do impacto, é necessário que as crianças tenham esses cuidados bem assistidos.

Esses momentos também podem ser bons para privilegiar uma alimentação mais saudável, rica em nutrientes benéficos, incluindo uma boa hidratação – principalmente nos dias mais quentes, quando a perda de líquidos é ainda mais intensa.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade