Cultura

Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local de Feira de Santana teve 34 projetos inscritos

Os 10 projetos selecionados nesta edição farão ações entre novembro de 2019 e março de 2020, que culminarão na Mostra da Diversidade Cultural, em março de 2020.

10/10/2019 às 16h23, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A segunda edição do Prêmio promoverá encontros formativos, mostras e premiação em dinheiro para até 10 selecionados. A iniciativa faz parte do programa Belgo Bekaert Forma e Transforma e terá a segunda etapa de seleção no dia 19 de outubro, quando os projetos pré-selecionados participarão de entrevistas.

Com aumento no número de inscrições, a edição de 2019 tem 34 projetos concorrendo a premiações de até 10.000 reais e encontros formativos em Gestão, Comunicação e Produção Artística, que fortalecerão iniciativas socioculturais em Feira de Santana.

Os projetos inscritos transitam pelas mais diversas manifestações artístico-culturais, tais como dança, cinema, hip-hop, samba, forró, grafite, capoeira e percussão. Foram propostas ações que pensam a arte como ferramenta potencializadora da transformação social e do desenvolvimento local. A equipe do Prêmio reconhece a qualidade dos projetos inscritos, independente daqueles que serão efetivamente apoiados nesta edição, e salienta a importância de todas as iniciativas, que refletem o rico patrimônio cultural de Feira de Santana.

Segue a listagem de todos os projetos inscritos:

A casa azul em ação
A repercussão do som
Artes nos Distritos
Aula espetáculo com o Mestre Asa Filho
Calourada Cultural Integrativa + Feira de economia solidária
Caravana Trikbal Nordeste – Edição Feira de Santana
Cine + Hip Hop!!
Coletânea Di'feirenseados
Coreto Cultural
Curso de atuação para cinema em Nova Iorque
Feira Cultural: As 4 Artes
GAF (Graffiti Arte Feira)
Grupo Alfa
Hip Hop Na Praça (Feira X)
Intercâmbio Capoeira Universo Cultural – INCULT
Jam na Cuca Circula
Marcionilio Prado e Banda
Memorial a céu aberto Sales Barbosa
Memorial da História dos Capuchinhos em Feira de Santana
Mês da Consciência Negra Tambores Urbanos
Na Roda de Samba de Roda
Nova Judeia do Sertão
Projeto Adolescentes um olhar após liberação do Socioeducativo. "Tô Sossegado"
Projeto Cultural Mão Angelical Nas Praças
Projeto Grupo Forró do Bom (GFB)
Projeto Novembro Negro Moviafro 4ª Edição
Projeto Oficina violão para todos
Projeto Samba Reggae & Cidadania
Samba, Cultura e Resistência com a Quixabeira da Matinha
Sarau Feira 6 Sustentável
Sextou na Feira – O Labor e o Valor
Sons do Plástico
Vai vendo TV/viva vooz
Vem Jogar Mais Eu Capoeira

O número de inscritos mostra o vasto campo de fomento à cultura local, em suas diversas possibilidades, além de apontar para o reconhecimento do prêmio e necessidade de sua continuidade e ampliação nos próximos anos. Desde 2016 o programa identificou, a partir de um diagnóstico, oportunidades para potencializar iniciativas feirenses: capacitação de gestores e produtores culturais, estímulo à discussão sobre o cenário local e proposição de novos caminhos para o setor.

Promovido pela Belgo Bekaert Arames e realizado em parceria com a ONG Favela é Isso Aí, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local, contemplou, em 2018, nove iniciativas com até 7 mil reais para desenvolvimento de suas ações, que puderam ser conferidas na Mostra Final, realizada em novembro na Praça Fróes da Motta. Com os recursos do Prêmio foram realizados 58 eventos, contemplando cerca de 200 artistas e 23 territórios/instituições. Ao todo, mais de 5 mil pessoas participaram dos eventos realizados pelos coletivos e projetos beneficiados.

Os 10 projetos selecionados nesta edição farão ações entre novembro de 2019 e março de 2020, que culminarão na Mostra da Diversidade Cultural, em março de 2020.

Um dos membros da comissão curadora do Prêmio é César Maurício, diretor da ONG Favela e Isso Aí e coordenador artístico das mostras. Para ele,: “ter recebido mais projetos neste ano é um reconhecimento da importância deste prêmio, é um sinal da comunidade feirense de que o programa é bem vindo e deve ter continuidade. Esperamos que a seleção consiga, de fato, atingir grupos das culturas populares, moradores dos distritos de Feira de Santana e coletivos que fazem de sua arte e de sua cultura um fator de transformação social e desenvolvimento local”.

Rosana Neder, Gerente de RH da Belgo Bekaert Arames em Feira de Santana reforça o papel da empresa ao colaborar com o cenário cultural local, por meio do apoio às iniciativas do município “A Belgo Bekaert Arames reconhece a riqueza e a diversidade cultural de Feira de Santana e por isso prioriza o investimento que incentive e colabore para a formação e desenvolvimento dos artistas e grupos da cidade”.

A Mostra da Diversidade Cultural é uma realização da ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania e Governo Federal e Belgo Bekaert Arames, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Os parceiros e apoiadores locais são a Uefs e a Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade