Bahia

PMs aderem movimento 'Segurança por segurança'; Comando-geral afirma que policiamento está mantido em toda a Bahia

Os policiais reivindicam, entre outros pontos, melhorias do Planserv, reforma do estatuto, reajuste do auxílio alimentação, um novo plano de carreira e isenção de ICMS para aquisição de arma de fogo.

08/10/2019 às 17h12, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Atualizada às 19:13

Um grupo de policiais militares e bombeiros, reunidos na tarde desta terça-feira (8), em Salvador, decidiram aderir ao movimento "Segurança por Segurança". A informação foi confirmada ao Acorda Cidade pelo coordenador da Aspra Feira de Santana, Soldado Dos Anjos.

Ele explicou que o movimento consiste em manter os policiais aquartelados. “Os policiais assumirão o serviço, mas não sairão nas ruas, exatamente porque o Governo do Estado não tem dado segurança para que o policial trabalhe. Então, até que o governo do estado chame a categoria para dialogar, os policiais permanecerão em suas unidades”, disse.

Comando-geral da PM nega que há greve

O comandante-geral da PM, Anselmo Brandão, nega o movimento e diz que se trata de uma mobilização que se resume a um grupo de cerca de 300 policiais, a maioria da reserva.

O Comando Geral da Polícia Militar afirma que recebeu a informação de uma greve decretada por um deputado estadual. Trata-se de um movimento político sem a adesão da PM. A Polícia Militar informa que o movimento político tem a intenção de criar clima de insegurança. Isso não será permitido. A Polícia Militar da Bahia garante o policiamento ostensivo em todo o estado e tranquiliza a população, que deve manter sua rotina normalmente. Reforça que o responsável pelas operações nas ruas é o Quartel do Comando Geral, que está pronto para atender a todas as demandas da sociedade. Adianta ainda que, os policiais que não atenderem suas escalas responderão conforme Legislação Militar”, diz trecho da nota divulgada pelo comando-geral no início da noite.

Reinvindações 

Os PM reivindicam melhorias do Planserv, periculosidade, auxílio alimentação, cumprimento do acordo de 2014, melhorias para o novo sistema RH, reforma do Estatuto, código de Ética, cumprimento de ordem judicial e isenção de ICMS para aquisição de arma de fogo.

Atendimento à população segue sem qualquer tipo de anormalidade

A Secretaria de segurnaça Pública (SSP) informou que os policiais militares permanecem atendendo a população através dos chamados via 190, sem qualquer tipo de anormalidade, e que informações falsas sobre arrastões, roubos, entre outros crimes, serão investigadas pela Polícia Civil.

"Estamos com as equipes nas ruas. A população sabe em quem confiar. Qualquer anormalidade, devemos ser acionados através do telefone 190", informou o comandante de Operações da Polícia Militar, coronel Humberto Sturaro. 

Acompanhe as atualizações sobre o movimento aqui no portal Acorda Cidade

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Sergio Moro

Política

Relatório aponta indícios de que Moro abriu processo para permitir repasses de valores de acordos a Petrobras

Segundo documento obtido pelo blog, processo sigiloso teria permitido o direcionamento, por integrantes da Lava Jato, de parte de multas...

16/04/2024 às 12h41

Agentes da SMT

Micareta de Feira

SMT estará com 100 agentes atuando na Micareta

O superintendente municipal de Trânsito, Cleudson Almeida, recomenda que os condutores de veículos fiquem atentos à sinalização.

16/04/2024 às 12h41

Presidente Lula

Política

Em jantar com ministros do STF, Lula discute nova onda de ataques à corte e ofensiva internacional

Encontro, na casa do ministro Gilmar Mendes, teve participação de Dino, Zanin e Alexandre de Moraes.

16/04/2024 às 12h32

Espaço Charles Albert

Micareta de Feira

Jau, Gerônimo e a banda Flashback entre as atrações do Espaço Charles Albert

A banda Flashback, Dilma Ferreira e Asa Filho são algumas das atrações contratadas pela Prefeitura de Feira de Santana.

16/04/2024 às 12h27

Barracas da Micareta

Micareta de Feira

Alvará visível é obrigatório para os comerciantes credenciados atuarem na Micareta

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro, ressalta a importância do uso do alvará durante o evento para...

16/04/2024 às 12h01

Rachel Reis

Micareta de Feira 2024

“O contato esfriou”, diz secretário de Cultura sobre ausência de Rachel Reis na Micareta de Feira 

Alguns nomes como Pablo, Claudia Leitte e Ivete estiveram na última edição da Micareta, também não se apresentarão neste ano...

16/04/2024 às 12h00

image

Rádio acorda cidade