Acorda Cidade - Dilton Coutinho

06 de Junho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Mundo do trabalho

Todas as notícias
Publicado em 07/10/2019 11h46.

Confira as áreas com as maiores demandas de formação técnica até 2023 na Bahia

Bahia terá de qualificar 389.750 mil trabalhadores em profissões industriais até 2023.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Confira as áreas com as maiores demandas de formação técnica até 2023 na Bahia
Foto: Ângelo Pontes/Coperphoto

Andrea Trindade

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), através do Senai Nacional, identificou onde estarão as vagas no mercado de trabalho no futuro. A pesquisa, denominada Mapa do Trabalho Industrial, mostra que a Bahia terá de qualificar 389.750 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023.

O estudo mostra também que metalmecânica e energia estão entre as áreas que mais vão exigir capacitação no estado. Além disso, existe também uma demanda nos níveis superior e de qualificação.

De acordo com o Senai, “a demanda prevista pelo estudo inclui, em sua maioria, o aperfeiçoamento (formação continuada) de trabalhadores que já estão empregados. Em parcela menor (26%) estão aqueles que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho (formação inicial). Nesse grupo estão pessoas que vão ocupar tanto novas vagas quanto postos já existentes e que se tornam disponíveis devido a aposentadoria, entre outras razões”.

O gerente do Senai Feira de Santana Antonyony Santana ressaltou em entrevista ao Acorda Cidade que por conta desse demanda é preciso começar a treinar os trabalhadores agora.

“Esse mapa do trabalho é considerado um dos principais norteadores do Senai na condução da oferta dos seus cursos. Esse mapa ajuda agente a definir cursos, estratégias, formação de professores para ofertar cursos em que a população vai ser beneficiada e vai encontrar trabalho mais fácil segundo estudos da própria CNI. Esses números significam que nós temos que começar a preparar esse trabalhadores agora, o Senai já está pronto para olhar com esses profissionais. Na prática, significa dizer que quanto mais cedo os profissionais se qualificarem mais cedo, eles terão oportunidade de trabalho e significa também que esses profissionais estarão aptos e poderão concorrer com outro profissionais de forma diferenciada porque estarão qualificados pelo Senai”, informou o coordenador, destacando que o profissional formado pelo Senai tem mais de 80% de ocupação após o primeiro ano de conclusão do curso técnico.

Formação de técnicos

Conforme o Mapa do Trabalho Industrial, “as áreas que mais vão demandar a capacitação de profissionais com formação técnica na Bahia são transversais; metalmecânica; energia e telecomunicações; eletroeletrônica; e construção. Profissionais com qualificação transversal trabalham em qualquer segmento, como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção”.

Cursos técnicos têm carga horária entre 800h e 1.200h (1 ano e 6 meses) e são destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio. Ao término, o estudante recebe um diploma.

Conforme explica o Senai, o “Mapa do Trabalho Industrial é elaborado a partir de cenários que estimam o comportamento da economia brasileira e dos seus setores; projeta o impacto sobre o mercado de trabalho e estima a demanda por formação profissional industrial (formação inicial e continuada). As projeções e estimativas são desagregadas no campo geográfico, setorial e ocupacional, e servem como parâmetro para o planejamento da oferta de cursos da instituição”.

Com informações do portal da Indústria e da Gerência de Comunicação Institucional Fieb

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Menos de 25% das ocupações no Brasil têm potencial de teletrabalho
Mundo do Trabalho

Menos de 25% das ocupações no Brasil têm potencial de teletrabalho

Desigualdades regionais também se refletem no trabalho remoto

Mundo do Trabalho

Psicóloga alerta para exaustão mental durante home office e dá dicas de como evitar

Segundo coordenadora do curso de Psicologia da Estácio, principais sintomas são cansaço constante, alta irr...

Maioria dos 'traders' estuda menos de um ano para investir no mercado financeiro
Mundo do Trabalho

Maioria dos 'traders' estuda menos de um ano para investir no mercado financeiro

Conteúdos gratuitos são fontes de conhecimento para parte dos profissionais, aponta pesquisa da Clear Corret...

Vídeo

Coletiva sobre ações da prefeitura para preservação do meio ambiente Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram