Acorda Cidade - Dilton Coutinho

29 de Maio de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Agenda Cultural

Todas as notícias
Publicado em 04/10/2019 18h47.

Circuito Cultural traz espetáculos gratuitos todos os sábados de outubro em Feira

Nos dois primeiros sábados do mês, o Circuito vai apresentar espetáculos selecionados pelo Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS)
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Circuito Cultural traz espetáculos gratuitos todos os sábados de outubro em Feira
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Em homenagem ao Dia das Crianças, o Circuito Cultural Belgo Bekaert vai apresentar espetáculos em todos os sábados do mês de outubro, em Feira de Santana. Neste sábado, dia 5, o Circuito apresenta em parceria com o 12º Fenatifs o espetáculo “Os Cavaleiros da Triste Figura”, do Grupo Teatral Boca de Cena (Aracaju-SE), às 16 horas, no CEU Cidade Nova. Livremente inspirada na obra Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, a história extrapola a literatura e retrata também toda a realidade circundante, em forma de sonho (ou delírio). Neste Dom Quixote, denominado Os cavaleiros da Triste Figura, um grupo de atuadores, em praça pública, insiste em instaurar suas histórias. Desfazendo-se e reinventando-se a cada golpe, permeados por loucuras e delírios, alimentam um desejo excêntrico, cada vez mais desacreditado: transformar o mundo! O espetáculo tem duração de 60 minutos e indicação etária para a partir dos 5 anos.

“Nos sábados, dias 5 e 12 de outubro, o Circuito vai apresentar espetáculos selecionados pelo Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs), fizemos uma parceria com a Cia Cuca de Teatro que promove esse festival tão relevante para a cena cultural em Feira de Santana”, afirma Tamylla Rosa, responsável pela comunicação da Belgo Bekaert.

No sábado, dia 12 de outubro, a atração do Circuito Cultural é o espetáculo “Mamulengofolia ou O Vendedor de Sonhos”, às 16 horas, no CEU Cidade Nova, também dentro da programação do Fenatifs. Encenado pela companhia cearense Oficarte Teatro & Cia, o espetáculo cênico-musical, que funde as linguagens do teatro de rua com a tradição dos bonecos e folguedos populares, é inspirado na literatura de cordel e nas contações de histórias. A narrativa dramática conta a saga de Valentim, o “vendedor de sonhos”, e de sua trupe mambembe que viajam de feira em feira comprando e vendendo histórias seculares de tempos distantes e lugares remotos. São causos do imaginário, nascidos nas vertentes dos cordéis e do cancioneiro popular. Em sua carroça ele traz histórias de reinos encantados, heróis e dragões, princesas e cavaleiros, coronéis, vaqueiros e bois dançadores. A duração é 45 minutos e o espetáculo é indicado para crianças a partir dos 4 anos de idade.

VEJA PROGRAMAÇÃO DO FENATIFS

O espetáculo “Vila ABCD – o show” será a terceira atração do Circuito Cultural Belgo Bekaert no mês das crianças, no dia 19 de outubro, às 16 horas, no CEU Cidade Nova. Encenado pela Cia. Brasil de Teatro e idealizado pela cantora e compositora Sandra Simões, que assinou a maior parte das composições, o espetáculo é um convite às crianças a um mergulho no universo da nossa língua através de músicas compostas a partir das letras do alfabeto. Vila ABCD apresenta um mundo rico em poesia, música, letras, palavras e rimas. Vozes, guitarra, violão, ukulele, escaleta, violoncelo e bateria compõem a instrumentação deste musical. Com duração de 50 minutos, o espetáculo tem classificação etária a partir de 4 anos.

No último sábado do mês, dia 26 de outubro, o Circuito Cultural Belgo Bekaert apresenta o espetáculo infantil “Maria, Escombone e o Violão Encantado”, às 16 horas, no CEU Cidade Nova. Em formato de Pocket Show, o espetáculo, do grupo Culturasss, é um projeto de iniciação musical para o público infantil. Maria e Escombone são personagens encantadores que protagonizam a missão de tornar acessível a compreensão da música e dos seus elementos básicos por crianças, especialmente entre 3 a 9 anos, a fim de dar a elas condições para dialogar com a produção musical do Brasil e do mundo. O espetáculo estimula o senso crítico para o consumo da música e áreas relacionadas e, ainda, fortalece o brincar e outras áreas que envolvem a cultura da criança. Duração: 50 minutos. Classificação etária: a partir de 3 anos.

Sobre o Circuito Cultural de Feira de Santana

Promovido pela Belgo Bekaert Arames, o Circuito Cultural é um programa de formação de público infantil para teatro, realizado em seis municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Com atrações direcionadas ao público infantil, o Circuito Cultural de Feira de Santana já levou mais de 73 mil espectadores às 326 apresentações realizadas em teatros, praças e escolas da cidade.

“A experiência de assistir os espetáculos teatrais proporcionados pelo projeto é um momento único para as crianças e toda a família. O Circuito Cultural está há nove anos em Feira de Santana, onde tem ampliado o acesso à cultura através de uma programação teatral de qualidade, leve, divertida e com conteúdo educativo”, afirma Rosana Neder, gerente de Recursos Humanos da Belgo Bekaert Arames, em Feira de Santana.

Em sua nona edição, o Circuito segue até o fim de novembro em Feira de Santana. Todas as apresentações são gratuitas, sempre no segundo e no quarto sábado de cada mês, às 16h, na praça CEU da Cidade Nova.

A programação é formada por peças de grupos teatrais locais e nacionais de referência, espetáculos premiados em festivais, adaptações de clássicos do universo infantil, montagens com conteúdo educativo e musicais que agradam ao público de todas as idades mesmo sendo voltados para crianças.

O objetivo do Circuito Cultural é democratizar o acesso à cultura, oferecendo uma programação teatral regular às comunidades, com espetáculos infantis gratuitos. Desde sua criação em 2011, foram apresentados 456 espetáculos, beneficiando mais de 106 mil espectadores.

A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, apoio da Fundação Egberto Costa, Prefeitura Municipal de Feira de Santana e produção da Lima Produções Culturais.

A programação e mais informações sobre o Circuito Cultural podem ser conferidas na página www.facebook.com/programacircuitocultural

Sobre a Belgo Bekaert Arames

Com a visão de ser a principal empresa global em soluções de arame, nasceu em 1º de março de 1997 a Belgo Bekaert Arames, resultado de uma joint venture entre o maior grupo siderúrgico do mundo, a ArcelorMittal S.A., e o maior produtor mundial de arames, a N.V. Bekaert.

Referência global na fabricação de aço, a ArcelorMittal está presente em 61 países, atendendo ao mercado siderúrgico com produtos de alta qualidade. Líder no mercado de arames, a N.V. Bekaert Arames possui mais de 130 anos de atuação, com presença em mais de 120 países, sempre aliando sua tradição ao avanço tecnológico constante.

Unindo a força desses acionistas, a Belgo Bekaert Arames é líder no mercado brasileiro de arames. Atualmente a Belgo Bekaert Arames possui unidades em Contagem e Sabará, em Minas Gerais; Osasco e Sumaré, em São Paulo e Feira de Santana, na Bahia.

Serviço:

Circuito Cultural Belgo Bekaert - Programação de Outubro em Feira de Santana

Espetáculo: Os Cavaleiros da Triste Figura (Fenatifs)

Data: 5 de Outubro

Horário: 16 h

Local: Centro de Esportes e Artes Unificados - CEU Cidade Nova

Entrada gratuita

Espetáculo: Mamulengofolia ou O Vendedor de Sonhos (Fenatifs)

Data: 12 de Outubro

Horário: 16 horas

Local: Centro de Esportes e Artes Unificados - CEU Cidade Nova

Entrada gratuita

Espetáculo: Vila ABCD – o show

Data: 19 de Outubro

Horário: 16 horas

Local: Centro de Esportes e Artes Unificados - CEU Cidade Nova

Entrada gratuita

Espetáculo: Maria, Escombone e o Violão Encantado

Data: 26 de Outubro

Horário: 16 horas

Local: Centro de Esportes e Artes Unificados - CEU Cidade Nova

Entrada gratuita


 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Djalma Ferreira realiza segunda live cantando sucesso da MPB
Agenda Cultural

Djalma Ferreira realiza segunda live cantando sucesso da MPB

Em Tempo: Djalma Ferreira está com um novo EP pronto, que em breve será lançando em todas as plataformas di...

Governador anuncia comissão para alinhar retomada da atividade empresarial
Bahiab

Governador anuncia comissão para alinhar retomada da atividade empresarial

Segundo o governador, a previsão é de que a primeira reunião ocorra na próxima semana.

Balé Folclórico da Bahia promove lives com grandes nomes da cena artística nacional e internacional
Cultura

Balé Folclórico da Bahia promove lives com grandes nomes da cena artística nacional e internacional

Ana Botafogo participará na próxima live, nesta terça-feira, dia (26) dentro do projeto BFB On Live, promov...

Vídeo

Auxílio emergencial: filas tranquilas em agências da Caixa neste feriado antecipado de São João Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram