Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Lab Sebrae Instagram
  • SECOM - BAHIA AQUI É TRABALHO
19 de Novembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Variedades

Todas as notícias
Publicado em 03/10/2019 15h55.

9 plantas e flores que podem ser perigosas para crianças e pets

Muita atenção à lista de flores e plantas que devem ser evitadas em casas com crianças e pets, ou posicionadas em locais seguros e apenas ao alcance de adultos.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
9 plantas e flores que podem ser perigosas para crianças e pets
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

A relação entre a civilização humana e as flores e plantas é tão antiga que torna-se quase impossível estabelecer quando elas passaram a fazer parte de nossa trajetória.

A flora sempre esteve presente nos nos momentos mais alegres e românticos em belos buquês, assim como nos momentos difíceis, como em uma coroa de flores que acalenta a despedida de um ente querido.

Isso sem contar o poder curativo e restaurador de chás, emplastros, bálsamos e tantas outras formas de uso de flores, ervas e plantas desde as culturas antigas até nas mais modernas e atuais pesquisas farmacêuticas e estéticas.

Mas, e quando uma inocente flor no jardim ou a bela plantinha do vaso pode representar perigo para as crianças e também para os pets? Como proteger esses seres tão curiosos e vulneráveis da toxicidade de algumas dessas espécies?

Muita atenção à lista de flores e plantas que devem ser evitadas em casas com crianças e pets, ou posicionadas em locais seguros e apenas ao alcance de adultos. Fique atento à localização das mudas, dê preferência aos vasos e arranjos elevados, bem afastados do chão e mantenha a atenção durante os momentos de lazer e diversão no jardim.

Coroa-de Cristo

Apesar de muito comum e bela, com flores vermelhas e espinhos imponentes, a coroa-de-cristo é tóxica em todas as suas partes. Sua seiva branca e leitosa é composta de alcalóides e enzimas causadoras de coceira, queimação, edemas, lesão na pele e nas mucosas. Se for ingerido, esse látex pode causar náusea, vômitos e diarreia.

Um dos maiores perigos da coroa-de-cristo ocorre quando sua seiva entra em contato com os olhos, podendo causar danos à córnea e, em casos mais graves, cegueira.

Mamona

As sementes da mamona trazem consigo uma das proteínas vegetais mais tóxicas da natureza: a ricina. Essa substância penetra as células, impedindo que elas produzam outras proteínas necessárias para sua sobrevivência.

Mesmo que o fruto e casca da mamona sejam duros o suficiente para, caso ingeridos, não deixarem as sementes em contato com o trato intestinal, vale a pena ficar atento à sua presença em jardins com crianças e pets. Uma única semente de mamona concentra quantidades de ricina suficientes para levar uma criança à óbito.

Alamanda

Essa flor delicada e amarela é muito comum nos jardins e canteiros do Brasil. Mas, em seres humanos, seu látex pode causar algumas dermatites e, se ingerida, tem efeito purgante. 

Já para gatos e cachorros, o contato com a alamanda também pode causar irritações na pele e caso seja ingerida pode resultar em vômitos, cólica, diarreia, além de desencadear quadros de desidratação e febre.

Comigo-Ninguém-Pode

As belas e imponentes folhas da planta comigo-ninguém-pode são algumas das favoritas dos brasileiros. Muitos acreditam que a planta traz boa sorte e afasta o mau-olhado. 

Mas, atenção: suas folhas contêm cristais pontiagudos de oxalato de cálcio. Se mastigada, essa substância é de perfurar a mucosa da boca, as cordas vocais e até a faringe. Vale lembrar que as folhas também podem causar irritação na pele e nos olhos, tanto de humanos quando de pets.


Guiné

Outro arbusto extremamente popular nos canteiros e jardins e que também representa proteção contra o mau-olhado é a guiné.

Infelizmente, se ingerida, pode afetar o sistema nervoso com sintomas como alucinações, insônia e em caso de exposição prolongada às suas substâncias, pessoas e animais podem ter convulsões.


Antúrio

Imponentes e chamativos, os antúrios podem atrair a atenção das crianças e dos pets de maneira perigosa. 

Todas as partes da planta e da flor são tóxicas e ela apresenta concentrações de oxalato de cálcio em forma de cristais, capazes de causar perfurações nos tecidos da garganta, inchaços e até asfixia.

Espada-de-São-Jorge

Mais uma planta querida pelos brasileiros por sua estética ornamental e pela crença em seus poderes de proteção às casas, a espada-de-são-jorge é tóxica em toda sua extensão.

Seus ácidos orgânicos e saponinas podem causar pequenas irritações na pele e, caso ingeridas por pets e crianças, provocam alergias diversas, irritação nas mucosas, hiper salivação e até dificuldades para respirar.


Azaléia

A formosura e a delicadeza das azaléias esconde um perigo chamado andromedotoxina, uma substância tóxica para o sistema cardiovascular. Para se ter uma ideia, até seu pólen é tóxico, a ponto de não ser procurado pelas abelhas.


Se a azaleia for ingerida, pode causar diminuição ou aceleração dos batimentos cardíacos, pulso irregular, vômitos, fraqueza muscular, dificuldade para respirar, hipotermia e até convulsões e coma.


Copo-de-Leite

Delicado, belo e sofisticado, copo-de-leite é muito famoso entre as plantas ornamentais, muito cotada na decoração de eventos importantes e até mesmo na construção de buquês de noivas, coroas de flores e projetos de paisagismo.

No entanto, ela é mais uma flor com uma alta taxa de concentração dos perigosos cristais de oxalato de sódio, que, se ingeridos, causam as complicações.


Cuidados pós-exposição

É muito importante ressaltar que qualquer tipo de intoxicação deve ser tratada por um médico. Todas as plantas podem apresentar diferentes graus de toxicidade para cada indivíduo ou animal, especialmente àqueles que já apresentam algum tipo de alergia às diferentes substâncias contidas em cada tipo de flor ou planta.

Se notar algum tipo de sintoma decorrente do contato ou ingestão de qualquer tipo de vegetação, leve a criança imediatamente ao pronto socorro pediátrico. Os animais de estimação devem ser igualmente encaminhados ao veterinário para avaliação dos danos e indicação do tratamento correto.  

Foto: Divulgação/Pinterest

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

3 dicas para mudar a decoração com pintura
Decoração

3 dicas para mudar a decoração com pintura

Veja sugestões de como você pode usar a tinta para mudar a decoração dos ambientes.

Pesquisa mostra maior preocupação das pessoas com coleta de seus dados
Vigilância e monitoramento

Pesquisa mostra maior preocupação das pessoas com coleta de seus dados

Entre os entrevistados, 79% se mostraram preocupados com a forma como empresas privadas tratam seus dados.

Consumidor terá mais informações sobre cobertura ao adquirir celular
Tecnologia

Consumidor terá mais informações sobre cobertura ao adquirir celular

A prestação do serviço de telefonia móvel depende de faixas radiofrequência, que devem ser utilizadas com...

Vídeo

Obras do Complexo Educacional, no Feira Tênis Clube, terão prédio de 7 andares e edifício garagem Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta terça-feira 19.11:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram