Variedades

3 razões para preferir comprar vegetais na feira

Descubra por que é melhor comprar na feira do que em supermercados

03/10/2019 às 11h57, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nas grandes cidades, a correria do dia a dia torna algumas atividades cada vez mais difíceis. No entanto, isso não quer dizer que essas atividades devam desaparecer ou que não sejam as melhores opções para as pessoas.

A escolha dos melhores ingredientes é um dos hábitos que não pode ser perdido – não apenas pelos profissionais ou estudantes do curso de gastronomia, mas por todas as pessoas que preparam seus próprios alimentos.

O hábito de fazer feira, por exemplo, foi aos poucos sendo trocado pelos supermercados. A falta de tempo durante a manhã e o horário de funcionamento prolongado desses estabelecimentos fazem com que muitas pessoas acabem optando por fazer suas compras em grandes centros comerciais.

Mas existem alguns bons motivos para insistir no hábito de fazer feira, ainda que seja necessário mudar sua programação para as manhãs em algum dia da semana ou do final de semana.

Hábitos mais saudáveis

Dentro dos supermercados, você receberá uma infinidade de estímulos, vindos das propagandas, diretamente das gôndolas ou até mesmo de promoções. O problema é que muitas dessas ofertas são de produtos para refeições rápidas, geralmente ultraprocessadas, com corantes, aromatizantes e diversos outros ingredientes prejudiciais, mas que apelam para nossos sentidos.

Quando você opta pela feira, além de também ser possível encontrar excelentes ofertas – ou negociar diretamente com os vendedores –, os alimentos são mais frescos, com maior qualidade e você tem mais variedade dos mesmos produtos, podendo escolher pelo melhor preço, tamanho ou outras características.

Menor preço por maior qualidade

A maior parte dos mercados já possui uma área destinada aos produtos orgânicos, cultivados sem agrotóxicos e que são mais seguros para a saúde dos consumidores. Porém, eles geralmente são bem mais caros, mostrando-se uma opção inacessível para os clientes.

Enquanto isso, você encontra produtos mais frescos e cultivados pela agricultura familiar, o que diminui o uso de pesticidas e aumenta a sua segurança, com preços mais baixos e acessíveis.

Para quem quer mais economia, os momentos finais da feira são cheios de promoções, em que você pode levar o mesmo produto por um preço menor. Isso acontece porque vale mais a pena para os feirantes acabar com seu estoque do que jogá-lo fora. Isso não acontece nos supermercados, que jogam toneladas de alimentos fora todos os dias.

Consciência social

Quando você opta por comprar de produtores e revendedores locais, você ajuda ainda mais a economia. Isso porque ao investir nos produtos de pequenos empresários, você aumenta a demanda, e isso pode gerar mais empregos e melhores condições de vida para diversas famílias.

Ou seja, ao mesmo tempo que você adquire produtos de maior qualidade, você também está ajudando uma produção mais responsável e consciente.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade