Variedades

Conheça as 8 dicas para criar a rotina do sono do bebê

A pediatra Loretta Campos reforça que sono é tão importante para o bebê como a alimentação.

26/09/2019 às 09h08, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um estudo australiano publicado no mês de maio do ano passado, no periódico Sleep Medicine, mostra um novo caminho para melhorar o sono das crianças de 1,5 ano a 4 anos. O método, chamado de bedtime fading, consiste em adiar um pouco o horário de deitar para que a criança chegue na cama já bem sonolenta. No caso dos bebês menores o bedtime fading pode deixar a criança mais irritada.

A ideia é que, ao aumentar o tempo acordado e restringir um pouco a oportunidade de dormir, o sono venha mais fácil e o relógio biológico entre nos eixos.! O sono é tão importante para o bebê como a alimentação. É durante o sono que a criança cresce e desenvolve devido os hormônios produzidos nesse período. Conheça 8 dicas para melhorar o sono dos pequenos.

1. Estabeleça uma rotina do dia: o bebê tem que perceber a luz do dia, para que ele perceba que é durante o dia que acontecem as coisas. Durante as sonecas não escureça o quarto. Para que o bebê entenda que é só uma soneca.

2. Estabeleça uma rotina da noite: à medida que se aproximar a hora de dormir, reduza as atividades e os estímulos. Diminua os estímulos visuais e a iluminação da casa. Dê um banho relaxante, leia uma história e cante canções de ninar.

3. Faça uma massagem no bebê: ela tem a capacidade de relaxá-lo.

4. Dê um banho antes de colocar o bebê para dormir: ele fica mais relaxado.

5. Amamente o seu bebê: você pode tentar a mamada dos sonhos. Geralmente uma mamada antes de dormir e mais ou menos outra meia noite para o bebê dormir por mais tempo. Alguns bebês respondem muito bem dessa forma, outros não! Temos que ver como cada um será!

6. Seja consistente no ritual do sono do bebê: mantenha luzes apagadas, evite fazer barulho e na hora de dormir evite o contato visual. O olho no olho é muito estimulante.

7. Observe o bebê: como é seu temperamento? O que o estimula? Quando conhecemos o que estimula e o que acalma o bebê, isso pode ajudar no sono!!!

8. Não precisa ficar acordando o bebê para trocar a fralda com xixi! Caso ele acorde, aproveite e aí sim troque a fralda e após o amamente. E se lembre, sem bate papo nesse momento!

Loretta Campos

Pediatra pela Universidade de São Paulo (USP), Consultora Internacional em Aleitamento Materno (IBCLC), Consultora do sono, Educadora Parental pela Discipline Positive Association e membro das Sociedades Goiana e Brasileira de Pediatria. A médica aborda temas sobre aleitamento materno com ênfase na área comportamental da criança e parentalidade positiva.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade