Acorda Cidade - Dilton Coutinho

26 de Janeiro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 23/09/2019 08h32.

Ler é um prazer

É um evento para todos.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Nesta semana, acontece, na Praça Padre Ovídio, em Feira de Santana, a Feira do Livro. Pretende destacar a importância da leitura, popularizar o livro, escritores e artistas, fomentar a formação de leitores e oportunizar uma visão mais crítica da sociedade. É um evento para todos.

A FEIRA do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana – FLIFS - nasceu da necessidade de despertar dirigentes de instâncias públicas, privadas e filantrópicas para a importância de implementar políticas públicas do livro e da leitura na sociedade, e assim possibilitar o acesso de pessoas das diversas esferas sociais ao universo da leitura e das realizações culturais.

O GRANDE perigo, hoje, é ver crianças, adolescentes e jovens “seqüestrados” intelectualmente pela internet. Por isso, é difícil formar leitores porque é mais fácil ficar navegando nas redes sociais. Os defensores da informática dizem que o verdadeiro analfabeto é o desconectado. Em parte isso é real. Mas, é bom lembrar que a verdadeira cultura ainda depende dos livros. Todos temos um papel muito importante na formação do hábito da leitura. Ler é fundamental para conhecer o mundo da cultura e saber escrever.

É PRECISO ler sempre. Se queremos que os filhos leiam, os pais tenham o hábito da leitura. Se queremos que os alunos leiam, os professores demonstrem conhecimentos novos e críticos a partir da leitura. Portanto, a leitura não é uma obrigação impositiva dos pais para os filhos e dos professores para os alunos. É um incentivo prazeroso, uma busca contínua, uma conquista permanente. Ler deve ser é um prazer.

PARA justificar a importância da leitura veja o que afirmam algumas personalidades: “Mostre-me uma família de leitores e lhe mostrarei o povo que dirigirá o mundo” (Napoleão Bonaparte (1769-1821). “Ler é crescer, acreditar e modificar. Leia mais para ser mais” (Huberto Rohden (1893-1981). “Meus filhos terão computadores, mas antes terão livros. Sem livros e leitura, nossos filhos serão incapazes de escrever” (Bill Gates o criador da Microsoft). “Um país se faz com homens e livros” (Monteiro Lobato (1882-1948).

NESTA semana, milhares de livros estão disponíveis na Feira do Livro, oferecendo maravilhosos tesouros. Assim como vamos às feiras de frutas e hortaliças, busquemos, na Praça Padre Ovídio, sacolas e cestos de livros. “Bendito aquele que semeia livros, à mão cheia e manda o povo pensar” (Castro Alves).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Artigo

Mulheres livres

Ter direito sobre seu corpo, neste caso, é escolher viver a cultura de morte em detrimento de escolher a vida...

Artigo

Necessidade de férias

As férias, além de promoverem a saúde, alegria, auto-estima e o bem-estar geral do trabalhador, está prova...

Artigo

Vida Saudável

Depois de diversos exames, testes, eletrocardiogramas, os diagnósticos revelam as doenças que marcam nossa s...

Vídeo

Mulher perde móveis após chuva em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta sexta-feira 24.01:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram