Saúde

Hospital Clériston Andrade realiza ações pelo Dia Internacional da Segurança do Paciente

De acordo com a coordenadora do núcleo de segurança do HGCA, a equipe trabalha com ações diretas com paciente, família e profissionais, realizando monitoramento com conversas e informativos sobre os protocolos e cuidados básicos, a exemplo da higiene das mãos.

17/09/2019 às 12h19, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Nesta terça-feira, 17 de setembro, é celebrado o Dia Internacional da Segurança do Paciente. A Organização Mundial da Saúde (OMS), através de seus estados-membros, lança a campanha mundial para promover a conscientização sobre a segurança do paciente, demandando que todos mostrem seu engajamento em tornar o cuidado de saúde mais seguro para os pacientes. O tema da campanha, escolhido pela OMS, é Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde, e o slogan “Fale pela Segurança do Paciente”. No Hospital Clériston Andrade, a data está sendo celebrada através do Núcleo de Segurança do Paciente, com atividades em vários setores.

Itayane Souza, que é coordenadora do núcleo de segurança do HGCA, explicou que o núcleo é uma instância ligada a administração do hospital e foi instituído no Brasil pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente. No Cériston, o núcleo foi instituído em novembro do ano de 2013.

Segundo ela, o núcleo promove ações para que aja redução de danos desnecessários ao paciente e essas ações estão pautadas em seis protocolos básicos: a comunicação segura, a identificação do paciente, a prevenção de lesão de pele e de queda, a cirurgia segura e os cuidados com medicamento.

“Quando os profissionais estão engajados com a segurança, eles estão mais atentos aos procedimentos que vão realizar. Isso vai reduzir a possibilidade de danos aos pacientes. Por exemplo, existe um protocolo que é a higiene das mãos, então todo profissional da área de saúde deverá higienizar as mãos ao ir ter contato com o paciente e ao retorno desse contato. Esse procedimento simples pode reduzir em muito a infecção hospitalar, que gera tempo de estadia no hospital, tempo de consumo dos antibióticos e, claro, para paciente e família o distanciamento do domicílio”, destacou.

De acordo com a coordenadora do núcleo de segurança do HGCA, a equipe trabalha com ações diretas com paciente, família e profissionais, realizando monitoramento com conversas e informativos sobre os protocolos e cuidados básicos, a exemplo da higiene das mãos. Além disso, são realizadas ações educativas.

“Estamos participando desse evento que é mundial e o tema da campanha ‘fale pela segurança do paciente’ é justamente para o fortalecimento da cultura da segurança institucional. O servidor é aquela pessoa que presta o cuidado ao paciente a família, então trabalhamos com engajamento e treinamento dessas pessoas para que eles venham entender que durante a prestação do cuidado pode acontecer falhas e justamente nessas falhas que devemos trabalhar para que o paciente não tenha nenhuma perda grave, como a perda da função de um membro ou um óbito, que é a pior coisa que pode acontecer”, afirmou.

O evento no Hospital Geral Clériston Andrade teve a participação da cantora Paula Sanfer no violão.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade