Educação

Feira de Santana fará cadastramento para receber escola cívico-militar; município terá que passar por uma seleção

De acordo com o projeto, serão, ao todo, 54 escolas em todo o país.

13/09/2019 às 14h33, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Os estados brasileiros têm até 2020 para se adequar ao modelo de escolas cívico-militares, proposto pelo governo federal. De acordo com o projeto, serão, ao todo, 54 escolas — duas de cada unidade da Federação (UF) — sob a forma de gestão híbrida entre civis e militares no primeiro ano de programa.

Têm preferência as instituições de ensino com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e em situação de vulnerabilidade social. A comparação é feita com outras escolas do mesmo estado. De acordo com o secretário de educação de Feira de Santana, Marcelo Neves, o município já recebeu a documentação e está avaliando como será feito esse cadastramento.

“Nós recebemos as primeiras informações. Ainda existe muita especulação a respeito dessas escolas cívico-militares. Estamos nos apropriando dessas informações pra que a gente possa definir a nossa participação. A princípio temos interesse, mas temos a informação de que serão só duas escolas por cada unidade da federação. Será um cadastramento relativamente difícil e tem uma série de critérios. Vamos buscar mais informações pra que a gente possa entender melhor esse modelo”, informou o secretário.

Ele afirma que as escolas que já possuem esse modelo no país têm uma boa referência e que há um clamor da sociedade por escolas que aperfeiçoem mais a questão da disciplina e do tratamento entre alunos e professores, com um respeito maior.

“Nós não queremos é entrar nas questões ideológicas, queremos que o aluno entre e saia sabendo ler e escrever, interpretar texto, fazer as operações de matemática, e possa estar apto pra ter uma vida futura e seja um bom aluno”, ponderou.

Ainda de acordo com ele, os municípios têm até o dia 27 de setembro para manifestar o interesse.

“Tem alguns critérios, como ser escolas maiores acima de 500 alunos, tem que ser escolas com baixo índice do Ideb, tem que ser com vulnerabilidade social, tem que ser consultada a comunidade pra saber se tem interesse naquilo tipo de escola, e sendo escolhida pelo governo federal teremos uma escola desse porte em Feira. Lembrando que essas escolas têm convênio com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, as Forças Armadas, e nas localidades com Marinha e Aeronáutica também”.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade