Decoração

Tendência: parede de cimento queimado cria luxo rústico

Estúdios, escritórios, garagens, quartos, salas, corredores, lavabos e áreas externas ganham uma leitura sofisticada.

11/09/2019 às 19h47, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Base tanto para as decorações mais minimalistas quanto às mais exóticas, o cimento queimado chegou para ficar nos mais variados projetos arquitetônicos. Estúdios, escritórios, garagens, quartos, salas, corredores, lavabos e áreas externas ganham uma leitura sofisticada e ao mesmo tempo sóbria, criando uma base extraordinária para uso das mais diferentes paletas de cores.

Graças a sua aplicação quase sem divisórias e linhas, o cimento queimado nas paredes cria uma sensação de amplitude até em espaços mais reduzidos, com pé direito baixo. Sua aplicação nas paredes harmoniza bem tanto com cerâmicas estampadas e padrões geométricos até com os pisos mais equilibrados, como os amadeirados, laminados e vinílicos.

Também é possível encontrar uma ampla gama de cores, na maioria das vezes neutras, que vão do cinza claro até nuances de verde e roxo para colorir uma ou as demais paredes do projeto. O charme do material é a variação e gradação de suas tonalidades que nunca ficam perfeitamente uniformes.

Imagem/Reprodução: Pinterest

Vale lembrar que além de versátil, o cimento queimado também é um dos revestimentos com menores custos de aquisição e instalação, levando muita elegância e modernidade ao projeto sem pesar no orçamento da obra.

Veja dicas e como se preparar para aplicar e conservar o cimento queimado em paredes. O resultado é elegante e surpreendente.

Aplicação do cimento queimado
Graças à sua boa resistência, o cimento queimado pode ser aplicado nas paredes de ambientes internos e externos, até mesmo nos banheiros e cozinhas (o que não seria muito seguro no chão desses cômodos, pois pode se tornar escorregadio em contato com água).

As paredes que vão receber o material devem estar bem limpas, sem poeira ou sinais de umidade.

O cimento queimado artesanal é feito com a tradicional argamassa, com a mistura de uma parte de cimento e quatro partes de areia e água. Quem opta por esse revestimento precisa realizar a queima do cimento, que na verdade é a etapa em que se deve polvilhar o cimento sobre a argamassa ainda úmida. Depois disso, basta usar uma desempenadeira para alisar a superfície da parede de cimento.

Caso o efeito desejado seja o fosco, a aplicação termina aqui. Quem deseja um efeito brilhante deve esperar a argamassa secar e pode aplicar uma fina camada de verniz nas paredes ou lixar sua superfície com uma lixa grão nº 400 aplicando movimentos circulares suaves.

Vale ressaltar que o mercado de construção e reformas também disponibiliza cimento queimado pronto e outros materiais com efeito similar ao artesanal, capazes de imitar sua cor e textura como papéis de parede e tintas.

Cuidados e conservação

Imagem/Reprodução: Pinterest

Vale lembrar que, principalmente nos quartos, o cimento queimado não retém calor e pode deixar o ambiente frio.

Suas tonalidades sólidas também absorvem bastante a luminosidade, podendo demandar um bom projeto de iluminação no local. Quem deseja manter o charme do cimento queimado sem tornar o ambiente muito escuro pode escolher apenas uma parede de destaque para aplicar o revestimento.

Cuidado ao furar as paredes e instalar prateleiras, armários e outros peças. As trincas podem ser inevitáveis ao longo do tempo. Cuidado com batidas de portas e contato com as quinas dos móveis. Em caso de manchas acidentais, realize a limpeza com água e detergente neutro.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade