Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
20 de Setembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Variedades

Todas as notícias
Publicado em 11/09/2019 19h47.

Tendência: parede de cimento queimado cria luxo rústico

Estúdios, escritórios, garagens, quartos, salas, corredores, lavabos e áreas externas ganham uma leitura sofisticada.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Tendência: parede de cimento queimado cria luxo rústico
Imagem/Reprodução: Pinterest

Acorda Cidade

Base tanto para as decorações mais minimalistas quanto às mais exóticas, o cimento queimado chegou para ficar nos mais variados projetos arquitetônicos. Estúdios, escritórios, garagens, quartos, salas, corredores, lavabos e áreas externas ganham uma leitura sofisticada e ao mesmo tempo sóbria, criando uma base extraordinária para uso das mais diferentes paletas de cores.

Graças a sua aplicação quase sem divisórias e linhas, o cimento queimado nas paredes cria uma sensação de amplitude até em espaços mais reduzidos, com pé direito baixo. Sua aplicação nas paredes harmoniza bem tanto com cerâmicas estampadas e padrões geométricos até com os pisos mais equilibrados, como os amadeirados, laminados e vinílicos.

Também é possível encontrar uma ampla gama de cores, na maioria das vezes neutras, que vão do cinza claro até nuances de verde e roxo para colorir uma ou as demais paredes do projeto. O charme do material é a variação e gradação de suas tonalidades que nunca ficam perfeitamente uniformes.

Imagem/Reprodução: Pinterest

Vale lembrar que além de versátil, o cimento queimado também é um dos revestimentos com menores custos de aquisição e instalação, levando muita elegância e modernidade ao projeto sem pesar no orçamento da obra.

Veja dicas e como se preparar para aplicar e conservar o cimento queimado em paredes. O resultado é elegante e surpreendente.

Aplicação do cimento queimado
Graças à sua boa resistência, o cimento queimado pode ser aplicado nas paredes de ambientes internos e externos, até mesmo nos banheiros e cozinhas (o que não seria muito seguro no chão desses cômodos, pois pode se tornar escorregadio em contato com água).

As paredes que vão receber o material devem estar bem limpas, sem poeira ou sinais de umidade.

O cimento queimado artesanal é feito com a tradicional argamassa, com a mistura de uma parte de cimento e quatro partes de areia e água. Quem opta por esse revestimento precisa realizar a queima do cimento, que na verdade é a etapa em que se deve polvilhar o cimento sobre a argamassa ainda úmida. Depois disso, basta usar uma desempenadeira para alisar a superfície da parede de cimento.

Caso o efeito desejado seja o fosco, a aplicação termina aqui. Quem deseja um efeito brilhante deve esperar a argamassa secar e pode aplicar uma fina camada de verniz nas paredes ou lixar sua superfície com uma lixa grão nº 400 aplicando movimentos circulares suaves.

Vale ressaltar que o mercado de construção e reformas também disponibiliza cimento queimado pronto e outros materiais com efeito similar ao artesanal, capazes de imitar sua cor e textura como papéis de parede e tintas.

Cuidados e conservação

Imagem/Reprodução: Pinterest

Vale lembrar que, principalmente nos quartos, o cimento queimado não retém calor e pode deixar o ambiente frio.

Suas tonalidades sólidas também absorvem bastante a luminosidade, podendo demandar um bom projeto de iluminação no local. Quem deseja manter o charme do cimento queimado sem tornar o ambiente muito escuro pode escolher apenas uma parede de destaque para aplicar o revestimento.

Cuidado ao furar as paredes e instalar prateleiras, armários e outros peças. As trincas podem ser inevitáveis ao longo do tempo. Cuidado com batidas de portas e contato com as quinas dos móveis. Em caso de manchas acidentais, realize a limpeza com água e detergente neutro.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Psicodesafio usa tecnologia para ajudar no processo de emagrecimento
Variedades

Psicodesafio usa tecnologia para ajudar no processo de emagrecimento

São 30 dias com informações e psicodesafios que ajudam na perda de peso

Chega de desperdício! Confira 5 dicas para aproveitar melhor os alimentos
Variedades

Chega de desperdício! Confira 5 dicas para aproveitar melhor os alimentos

O ideal é que depois de aberto os biscoitos sejam aguardados em um local seco, ventilado e protegido do sol

5 dicas para encontrar passagens mais baratas na internet
Viagens

5 dicas para encontrar passagens mais baratas na internet

Para conseguir passagens mais atrativas, uma dica é limpar arquivos do navegador antes das buscas.

Vídeo

Carro desgovernado invade clínica em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Quinta-Feira 19.09 (Parte 01):
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram