Feira de Santana

Defesa Civil cria voluntariado e vai treiná-los para ajudar a comunidade em serviços diversos

O evento teve a participação do prefeito Colbert Martins Filho, do ex-prefeito José Ronaldo e de pessoas de várias áreas do conhecimento interessadas no trabalho voluntário.

11/09/2019 às 14h43, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

A Defesa Civil de Feira de Santana está oferecendo oportunidade para pessoas interessadas em ser voluntárias para prestar serviços a comunidade. Uma solenidade ocorrida na noite de terça-feira (10) reuniu centenas de voluntários e de bombeiros civis no teatro Margarida Ribeiro no bairro Capuchinhos. Durante o evento foram empossados os novos integrantes do conselho municipal de Proteção e Defesa Civil.

O evento teve a participação do prefeito Colbert Martins Filho, do ex-prefeito José Ronaldo e de pessoas de várias áreas do conhecimento interessadas no trabalho voluntário.

A assistente social Valeria Lima já faz um trabalho na comunidade e se inscreveu como voluntaria. "Faço um trabalho com pessoas que vivem em situação de rua e acho extremamente importante essa decisão da Prefeitura em abrir essa oportunidade para as pessoas da cidade", afirmou.

Quem também está feliz com a iniciativa da Prefeitura sobre o voluntariado é a bombeira civil Yeda Silva. Ela participou da solenidade e gostou do anúncio feito pelo prefeito Colbert Martins Filho indicando a possibilidade de no futuro o município ter um grupo dessas pessoas atuando como servidores municipais. "Essa é uma oportunidade fantástica não só para mim como para meus colegas de farda e para Feira de Santana", disse Yeda.

A major Laiza Garcia, que é a subcomandante do 2º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), achou interessante a posição da Prefeitura em criar um quadro de pessoas voluntárias. "O voluntariado é algo essencial nessa tarefa da defesa civil. Um órgão apenas não pode desempenhar esse papel na sociedade e sim todos porque a defesa civil somos todos nós", afirma.

O prefeito Colbert Martins Filho disse que o projeto de inserir pessoas voluntárias na defesa civil é importante e lembrou o problema do edifício Sarkis na Sales Barbosa, que teve a presença inicialmente de bombeiros civis e de pessoas voluntarias. "Nós queremos preparar essas pessoas e gostaria de dizer que quem é voluntário tem que ter preferência nos estágios, nos empregos e nas convocações", disse. Colbert Martins Filho informou ainda que até o final do ano ou em 2020 pensa em contratar bombeiros civis para fazerem parte da estrutura da Secretaria de Prevenção a Violência.

O coordenador de Defesa Civil Pedro Américo Lopes agradeceu a participação das pessoas que se mostram interessadas em serem voluntárias de Defesa Civil e que foram à solenidade. Ele explicou que a Defesa Civil atua em várias áreas como em situação de estiagem na zona rural, em situação de prédios com riscos de desabamento, em situações de incêndios e de grandes acidentes. "Ter a felicidade da participação de pessoas da comunidade que se preocupam com a cidade e querem ajudar de alguma forma é importante", afirmou Pedro Américo.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade