Feira de Santana

Água jorra em imóvel na Baraúnas e família teme desabamento de residência

A convite do Acorda Cidade, o chefe de educação ambiental da prefeitura, João Dias, foi ver de perto o problema.

11/09/2019 às 09h29, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz e Ney Silva

Há dois meses uma família no bairro Baraúnas sofre com uma minação dentro de casa. Água brota do subsolo na cozinha e na sala, prejudicando o dia a dia dos moradores do imóvel. A proprietária da casa, Ilma Araújo do Nascimento, disse em entrevista ao Acorda Cidade, que até o momento não conseguiu identificar a causa do problema e teme um desabamento.

“Já moro há 40 anos aqui e nunca teve minação. Ou é um cano da Embasa que está quebrado lá fora ou outra minação. A Embasa já veio umas duas vezes, mas disse que não entra em casa. E a Defesa Civil fez o protocolo já tem três semanas”, afirmou.

A convite do Acorda Cidade, o chefe de educação ambiental da prefeitura, João Dias, foi ver de perto o problema. Ele disse que é preciso verificar a qualidade da água para saber se se trata de uma nascente ou de um cano estourado da Embasa.

“Feira de Santana é uma cidade que acumula água segundo os estudos das universidades. Nós estamos em um platô e isso favoreceu o aparecimento de muitas lagoas e das fontes de água do município, as nascentes. O bairro Baraúnas, na Avenida Riachuelo, é onde passava a estrada Real do Gado, no começo da história de Feira e se sabe que aqui tinha muitas nascentes e lagoas. Nós vamos coletar a água e observar se é agua proveniente de uma nascente ou se é água da Embasa”, informou.

João Dias explicou ainda que é possível identificar a origem da água, uma que a água da Embasa tem alguns componentes químicos como o cal, o flúor e o cloro. “Não tendo nenhum desses fica comprovado que é uma nascente. Vale salientar que no momento devido ao período chuvoso em Feira de Santana até mesmo nascentes intermitentes nesse período está perene e pode ser que agora com o lençol freático recarregado essa nascente transbordou na casa de dona Ilma, mas isso vamos averiguar tecnicamente”, concluiu.

Reposta da Embasa

Ao Acorda Cidade a Embasa informou que uma equipe da Embasa corrigiu, na manhã de hoje (11), o vazamento de água no passeio do imóvel de número 547 na Avenida Riachuelo. O vazamento foi detectado por método de pesquisa acústica, já que não estava visível na calçada, tendo aflorado apenas na parte interna do imóvel. 
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade