Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
17 de Setembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 10/09/2019 14h40.

Instituído o Dia Municipal da Fibromialgia; PL é de autoria de Eremita Mota

A matéria, de autoria da vereadora Eremita Mota (PSDB), segue agora para a sanção do prefeito Colbert Martins da Silva Filho.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Instituído o Dia Municipal da Fibromialgia; PL é de autoria de Eremita Mota
Foto: Divulgação/Assessoria

Acorda Cidade

Aprovado por maioria e em segunda discussão o projeto de lei de nº 094/2019 que institui o Dia Municipal da Fibromialgia para o dia 12 de maio. A aprovação aconteceu na manhã desta terça-feira (10), na Câmara Municipal de Feira de Santana. A matéria, de autoria da vereadora Eremita Mota (PSDB), segue agora para a sanção do prefeito Colbert Martins da Silva Filho. Votou contrariamente o vereador Carlito do Peixe (DEM).

De acordo com a proposta, a data constará do Calendário Oficial de Eventos do Município de Feira de Santana. Por esse motivo, o Poder Executivo empregará esforços, por meio de suas Secretarias, para a realização de palestras, debates, aulas e seminários de discussão na comemoração do dia. O objetivo é contribuir para a conscientização, esclarecimento e divulgação de informações sobre a doença.

Ainda de acordo com a matéria, as empresas privadas e ainda os órgãos prestadores de serviços públicos obrigados a dispensar, durante todo o horário de expediente, atendimento preferencial aos portadores da Fibromialgia. As empresas comerciais que recebam pagamentos de contas e bancos deverão incluir os portadores da doença nas filas já destinadas aos idosos e portadores de necessidades especiais.

Será permitido ainda aos portadores de Fibromialgia estacionar em vagas já destinadas aos portadores de necessidades especiais. A identificação dos beneficiários se dará por meio de cartão e adesivo expedido pelo Poder Executivo, mediante comprovação médica.

Na discussão da matéria, a vereadora falou sobre a importância de se ter um dia como essa na cidade onde a doença não é tão falada. “As dores são fortíssimas. As pessoas precisam de ajuda. Tivemos um alerta há uns meses e o Ministério Público pediu a Secretaria de Saúde de Feira de Santana que contratasse um médico reumatologista para tratar os portadores da doença. O juiz acatou o pedido e a secretária Denise disse que iria tomar as providências, mas há a dificuldade achar médicos dessa especialidade interessados pelo valor que é pago”, afirmou.

A vereadora ainda falou sobre os irmãos Flávia e Marcelo Pimenta, que sofrem com a doença e lutam para que os pacientes acometidos pela doença possa ter um maior cuidado do poder público na cidade. “Marcelo comentou comigo a dificuldade que tem de achar tratamento na cidade. Espero que isso não aconteça mais. Um médico reumatologista chega a cobrar R$ 250,00 em uma consulta”, pediu.

Também em discussão, o vereador Roberto Tourinho (PV) parabenizou a vereadora autora da proposta. Ele disse ainda que em uma pesquisa identificou que o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) entrou com uma ação civil pública no mês de junho dando um prazo de 30 dias para garantir e reestabelecer o atendimento reumatológico aos pacientes do SUS do Município. “Até o dia 18 de setembro o atendimento deve ser assegurado nas unidades de saúde do Município aos pacientes que possuem essa doença”, alertou.

Fibromialgia

Fibromialgia é uma síndrome comum em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

SUS oferece mais quatro medicamentos para tratar psoríase
Saúde

SUS oferece mais quatro medicamentos para tratar psoríase

Os medicamentos já eram ofertados pelo SUS, mas tinham indicação para tratamento de outras doenças.

Saúde

Governo lança campanha para jovem valorizar vínculo social real

'Antes de postar, converse mais' é um dos lemas.

Hospital Clériston Andrade realiza ações pelo Dia Internacional da Segurança do Paciente
Saúde

Hospital Clériston Andrade realiza ações pelo Dia Internacional da Segurança do Paciente

De acordo com a coordenadora do núcleo de segurança do HGCA, a equipe trabalha com ações diretas com pacie...

Vídeo

Motocicleta é furtada próximo a Shopping em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Terça-Feira 17.09 (Parte 01):
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram