Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM - BAHIA AQUI É TRABALHO
12 de Novembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Mundo do trabalho

Todas as notícias
Publicado em 06/09/2019 18h54.

Saiba quais as carreiras mais promissoras até 2020

Área da saúde é o grande destaque, impulsionada pela preocupação com um estilo de vida saudável e pelo envelhecimento acelerado da população.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Saiba quais as carreiras mais promissoras até 2020
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Escolher qual carreira seguir não é uma tarefa fácil. Os estudantes são influenciados por opiniões familiares, de amigos, de professores e precisam buscar aquela profissão que mais faz sentido com o seu perfil. Uma das formas de fazer essa decisão é por meio de um teste de aptidão, para saber quais são as melhores habilidades de um indivíduo. Mas também há aqueles que gostam de saber as profissões mais promissoras do futuro para ter um panorama do mercado de trabalho. Segundo projeção do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, as profissões na área da saúde são as mais cotadas para 2020.

Embora a pesquisa tenha sido feita no mercado norte-americano, ela funciona como tendência também para outros países nos próximos anos. O destaque da área da saúde é impulsionado por alguns fatores, como o envelhecimento acelerado da população - com discussões políticas inclusive no Brasil, com a reforma da previdência. Até 2050, estima-se que 17% da população mundial terá mais de 65 anos, de acordo com um estudo do Census Bureau dos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, hoje essa proporção é de 8,5%.

Tais características demográficas influenciam a criação de novas áreas para o cuidado com essa parcela da população, como assistência a idosos, gerontologia e geriatria. Outro aspecto que está relacionado com o envelhecimento da população é uma preocupação maior com a saúde e com a qualidade de vida. São vários os fatores de risco que levam milhões de pessoas a desenvolver doenças cardiovasculares e sobrepeso, por exemplo. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortalidade global no mundo.

Entre as profissões mais promissoras para 2020, segundo o levantamento, estão as de educadores em saúde e qualidade de vida, mostrando que há, sim, uma ascendência do número de pessoas em busca de um equilíbrio na qualidade de vida. No Brasil, por exemplo, 80% dos brasileiros se esforçam para ter uma alimentação mais saudável e 71% dos entrevistados apontam que preferem produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar caro por eles, segundo levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Outro destaque do relatório são as profissões relacionadas com o avanço de novas tecnologias e com a disponibilidade de uma grande massa de dados na internet (big data). Nesse contexto, estão as carreiras de analista de pesquisas de mercado, de especialista em marketing e de engenheiro biomédico, outra profissão que ganhou maiores possibilidades com os avanços científicos e a colaboração de métodos tecnológicos para a realização do trabalho.

Abaixo, confira a lista completa das carreiras mais promissoras para 2020:

1. Engenheiro biomédico

2. Coordenador de Eventos

3. Radiologista

4. Intérprete e tradutor

5. Analista de pesquisas de mercado e especialista em marketing

6. Terapeuta familiar

7. Fisioterapeuta

8. Dentista

9. Fonoaudiólogo especializado em audiologia

10. Educadores em saúde e qualidade de vida


 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Mundo do Trabalho

CNI e Senai listam 30 profissões promissoras para a indústria 4.0

O setor automotivo está entre os que mais demandará profissionais para vagas ligadas à transformação digi...

Mundo do trabalho

Em uma entrevista, como falar das experiências anteriores?

Segundo pesquisa, alguns jovens ainda mentiriam e ressaltariam coisas ruins dos antigos empregos.

Estágio x emprego: entenda a diferença!
Mundo do Trabalho

Estágio x emprego: entenda a diferença!

A modalidade não se configura como um trabalho formal, mas uma atividade voltada ao aprendizado.

Vídeo

Jornalista Augusto Nunes dá tapa na cara de Glenn Greenwald Veja mais Vídeos ›

Podcast

Quadro Cá Entre Nós - 09.11
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram