Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Novo Glériston
  • SECOM
26 de Fevereiro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 06/09/2019 10h25.

Palestra sobre depressão e suicídio emociona estudantes de escola pública em Feira de Santana

O palestrante foi o pastor americano Chad Daniel, que contou com o apoio da Igreja Evangélica Geravida, situada no bairro Campo Limpo, em Feira.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Palestra sobre depressão e suicídio emociona estudantes de escola pública em Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Laiane Cruz e Ney Silva

Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), que fica no antigo Colégio Estadual, participaram nesta quinta-feira (5) de uma palestra sobre a prevenção ao suicídio e a depressão. A programação faz parte do calendário de ações da instituição de ensino pelo Setembro Amarelo. O palestrante foi o pastor americano Chad Daniel, que contou com o apoio da Igreja Evangélica Geravida, situada no bairro Campo Limpo, em Feira.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a estudante Kaiane Santos relatou que não só ela como muitos de seus colegas se emocionaram durante a palestra. Ela citou também as dificuldades que encontra ao lidar com pessoas que sofrem de depressão e já pensaram em cometer suicídio.

“É algo que a gente vê longe e ao mesmo tempo perto da gente. É sempre bom nós aprendermos mais, porque às vezes não sabemos lidar com um familiar ou um amigo que está passando por isso. Aconteceram já alguns casos. Não pensamos muito no que podemos falar. Na verdade, o mais difícil é falar, até com os próprios amigos”, afirmou a estudante.

A diretora do CEEP, Márcia Mota, também destacou a importância de eventos como este para os jovens.
“Aqui na escola nós temos hoje muitos alunos que se automutilam e já tentaram se suicidar, e alunos que estão sendo acompanhados por psicólogos que nós conseguimos de forma gratuita, e eles vêm fazer o atendimento uma vez por semana. Por isso vimos essa necessidade, pois somos um centro de saúde e estamos preocupados com a depressão, que é um passo para o suicídio. E nesse Setembro Amarelo nós vamos fazer outras atividades para conscientizar os alunos sobre o que vem a ser a depressão”, afirmou a diretora.

Durante a palestra aos jovens do CEEP, que foi feita em inglês e traduzida pelo pastor Davi Suassuna, da Igreja Geravida, o pastor Chad Daniel compartilhou a sua própria experiência com a depressão e tentativa de suicídio. Ele orientou ainda sobre como vencer o problema.

“Eu sofri muito com depressão. Sofri com muitos problemas na minha vida, quando eu fazia o segundo grau na escola. E quando eu era mais jovem também pensei em tirar a minha vida. Mas quando eu comecei a me relacionar com Jesus, comecei a ficar livre de toda essa treva que estava sobre minha vida e minhas emoções. E tudo foi substituído pela vida, pela esperança e um futuro. E quando meu pai cometeu suicídio, aquilo me abalou muito, mas eu tive Jesus do meu lado, me agarrei forte a ele. Aquela dor que eu passei e toda a rejeição, Jesus tirou. Por isso eu uso esse exemplo de vida pra me comunicar com os jovens”, declarou.

O pastor Davi Suassuna, que realizou a tradução e é um dos organizadores do evento, informou que há 10 anos essas palestras são feitas pelo Brasil com o pastor americano Chad Daniel.

“Chad faz eventos à noite e durante o dia nós resolvemos palestrar para os jovens e adolescentes. Mas depois de um tempo, com a experiência do pai dele com suicídio, e inclusive porque agora ele está lançando nos Estados Unidos um livro falando sobre o assunto, resolvemos intensificar essas ações no mês do Setembro Amarelo, pois há 30 anos ele tem um trabalho específico com jovens", ressaltou. 

As fotos são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Taxista que criou 'Táxi FSA' questiona tentativa de secretaria e sindicato trazerem aplicativo de fora
Feira de Santana

Taxista que criou 'Táxi FSA' questiona tentativa de secretaria e sindicato trazerem aplicativo de fora

De acordo com ele, a categoria não foi 100% consultada e apenas uma pequena parcela de no máximo 70 taxistas...

 Zona Azul será implantada por etapas, diz superintendente de trânsito
Feira de Santana

Zona Azul será implantada por etapas, diz superintendente de trânsito

O superintendente informou ainda que o valor cobrado pela hora do estacionamento com a Zona Azul será de R$ 2...

Agências bancárias abrem hoje às 12h; comércio funciona normalmente
Feira de Santana

Agências bancárias abrem hoje às 12h; comércio funciona normalmente

A 3ª Ciretran retoma as atividades amanhã (27).

Vídeo

Funcionários terceirizados do Fórum Filinto Bastos paralisam as atividades Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta sexta-feira 21.02:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram