Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
20 de Setembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Toque Esportivo

Todas as notícias
Publicado em 03/09/2019 09h13.

Dobradinha baiana no Campeonato Brasileiro de Canoagem

Os atletas de Itacaré foram os campeões e os de Ubaitaba ficaram com o segundo lugar. Ao todo, a delegação baiana conquistou 103 medalhas.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Dobradinha baiana no Campeonato Brasileiro de Canoagem
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Com um total geral de 775 pontos, a equipe baiana da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) foi a grande vencedora do Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem e Paracanoagem Velocidade, encerrado no domingo (1) em Brasília. O segundo lugar foi assegurado também pelos atletas baianos de Ubaitaba e representantes da Associação Cacaueira de Canoagem.

Ao todo, a delegação da Bahia conquistou 103 medalhas, sendo 32 medalhas de ouro, 34 de prata e 37 de bronze. O Campeonato Brasileiro contou com a participação de 464 atletas, representantes de 40 associações de vários estados brasileiros. Realizado no lago Paranoá, o torneio voltou a acontecer na capital federal após 30 anos.

O evento mesclou com a participação de canoístas iniciantes e medalhistas mundiais, a exemplo do campeão olímpico e baiano Isaquías Queiroz, que conquistou seis medalhas de ouro e duas de prata na competição. Mesmo sendo um destaque em provas internacionais, Isaquías disse ser “importante participar desses campeonatos nacionais para incentivar novos atletas”.

Vice-campeões

Natural de Ubaitaba, município situado na região sul do estado, Isaquías pode ver de perto o bom desempenho dos seus conterrâneos, que fecharam a participação como vice-campeões (conquista assegurada pelo segundo ano consecutivo) e ainda trouxeram para casa 46 medalhas – 19 de ouro, 12 de prata e 15 de bronze.

A equipe de Ubatã também deixou sua marca na competição, conquistando cinco medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Os atletas do município de Maraú também fez história na edição do brasileiro deste ano, trazendo na bagagem seis medalhas de ouro, uma prata e três de bronze.

“Essa brilhante performance dos atletas baianos é a prova cabal de que, com o incentivo de políticas públicas, os resultados positivos são atingidos. Considero ser fundamental o trabalho de base para o desenvolvimento dos atletas. Por isso, desde 2017, investimos na iniciação esportiva com o projeto Remando no Rio de Contas, atendendo a 270 crianças e jovens nos municípios Itacaré, Ubaitaba e Ubatã”, destaca Vicente Neto, diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Vale ainda destacar que mais de 40 desses atletas viajaram para Brasília com o apoio da Sudesb, que cedeu ônibus para o traslado de equipes. Além do fomento à iniciação esportiva, o gestor destaca o investimento do Governo do estado, por meio da Sudesb, na construção dos três centros de canoagem na região: o de Itacaré foi entregue à comunidade em julho de 2018, o de Ubaitaba em fase final de construção e a obra de Ubatã também sendo desenvolvida.

Nestes equipamentos esportivos, os atletas dispõem de toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da prática esportiva, contando, inclusive com uma academia de ginástica equipada com vários aparelhos.

Veja como ficou o ranking de medalhas dos atletas baianos:

Associação Caucaueira de Canoagem (Ubaitaba) – 46 medalhas (19 ouro, 12 prata e 15 bronze

Associação de Canoagem de Itacaré – 40 medalhas (02 ouro, 20 prata 18 bronze

Associação Marauense de Canoagem – 10 medalhas (06 ouro, 01 prata e 03 bronze)

Associação Ubatense Esportiva de Canoagem – 07 medalhas (05 ouro, 01 prata, 01 bronze)

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Seleção brasileira recua para 3ª posição no ranking masculino da Fifa
Toque Esportivo

Seleção brasileira recua para 3ª posição no ranking masculino da Fifa

As demais seleções que ocupam o Top 10 são Inglaterra (4º), Portugal (5º), Uruguai (6º), Espanha (7º), ...

Telespectador vai acompanhar checagem do VAR no Brasileirão
Toque Esportivo

Telespectador vai acompanhar checagem do VAR no Brasileirão

Objetivo é que público entenda verificação e eventual 'demora'

Salvador e Vera Cruz receberão a segunda edição do Festival Paralímpico
Toque Esportivo

Salvador e Vera Cruz receberão a segunda edição do Festival Paralímpico

O evento será realizado no próximo sábado (21) e acontece em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico. ...

Vídeo

Ao vivo: Sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 186 anos de Feira de Santana - BA Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Quinta-Feira 19.09 (Parte 01):
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram