Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
16 de Setembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 02/09/2019 09h51.

Deus abençoe o Brasil

Todas, a seu modo, querem fazer-nos crescer no espírito cívico, no amor à pátria, terra onde buscamos realizar os nossos sonhos de vida mais digna para todos.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

O Brasil celebra, no próximo dia 7, sua independência. Por todo o país, multiplicam-se comemorações oficiais e não oficiais. Todas, a seu modo, querem fazer-nos crescer no espírito cívico, no amor à pátria, terra onde buscamos realizar os nossos sonhos de vida mais digna para todos.

AS COMEMORAÇÕES oficiais são importantes. Elas despertam em nós o orgulho de ser brasileiros e o amor por nosso chão. Elas nos enchem olhos, os ouvidos, o coração de sons e nos motivam a um empenho maior para que o Brasil ocupe, o lugar que ele merece, no mundo social, político e econômico.

AO LADO das comemorações oficiais somam-se as não oficiais. Movimentos e Pastorais que se organizam para denunciar situações injustas. As comemorações não oficiais, são ditadas pela esperança. O povo sofrido olha para trás e recorda as lutas do passado e as vitórias conquistadas. Entende a importância de se organizar e descobre o quanto valeu a pena o sacrifício de muitas vidas. Então, de olho no futuro, assume com garra o presente.

ENTRE as comemorações não oficiais, vale destacar o “Grito dos Excluídos” que hoje se estende por vários países da América Latina. Ele quer ser uma voz profética de denúncia e anúncio, despertando a consciência nacional para a situação dos desempregados, famintos... É um grito que nasce de nossa consciência de brasileiros e de cristãos. Para isso, precisamos acreditar no valor da ação solidária e na postura ética.

INDEPENDÊNCIA significa povo de cabeça erguida e dono do seu próprio destino. Nosso compromisso, pela Pátria, deve manifesta-se com medidas concretas. Que os governantes e a sociedade encontrem decisões acertadas para a educação, para uma justa reforma agrária, um melhor atendimento à saúde do povo, justa distribuição de renda, segurança pública, combate à corrupção, à violência, às desigualdades sociais e defesa do meio ambiente.

NO DIA DA Pátria, queremos unir nossas preces confiantes para, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, atrair bênçãos de Deus sobre o povo brasileiro e seus governantes. Que todos possamos assumir o compromisso de promover o bem comum e o respeito à dignidade da pessoa humana. Esse é o sonho dos brasileiros.

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Artigo

Você e as bruxarias

O trovão, por exemplo, era explicado como admoestação divina.

Artigo

Meus fracassos

Muitas vezes, a pessoa não identifica ninguém como culpado dos seus fracassos, mas cria a hipótese de que e...

Artigo

Antes – Durante – Depois

No Brasil, são mais de 140 mil divórcios por ano.

Vídeo

Semana Espírita reúne centenas de pessoas em Feira Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Sexta-Feira 13.09 (Parte 01):
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram