Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
18 de Fevereiro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Variedades

Todas as notícias
Publicado em 22/08/2019 09h13.

Alimentos secos e bem armazenados duram três vezes mais na geladeira

Segundo especialistas, verduras e frutas devem ser guardadas como chegam do mercado, sem lavar com água, sabão ou vinagre.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Alimentos secos e bem armazenados duram três vezes mais na geladeira
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Salada é uma delícia e faz bem. A ingestão de frutas, legumes e verduras auxilia na manutenção da saúde e no controle da obesidade e colesterol, entre uma infinidade de outros benefícios. Mas há um ingrediente determinante nesta receita saudável: o frescor dos alimentos.

Na prática, ninguém consideraria comer uma salada se os vegetais, sobretudo as folhas, estiverem murchos e/ou queimados pelo frio do acondicionamento. A dica para manter os ingredientes frescos e crocantes na geladeira, segundo os nutricionistas, é guardar tudo bem seco, o que, segundo os especialistas, pode fazer as folhas terem uma durabilidade até três vezes maior.

Segundo especialistas, as verduras e frutas devem ser guardadas como chegam do mercado, porque o contato dos vegetais e das frutas com água, sabão e vinagre pode retirar a principal proteção desses alimentos contra a ação do tempo e, principalmente, provocar a perda de nutrientes. De acordo com esses especialistas, se expostos, os alimentos vão estragar com muito mais facilidade. Portanto, guarde seus alimentos na geladeira e só higienize quando for utilizá-los.

Além da indicação de secar muito bem os alimentos, é preciso ter atenção ao armazenar. Nutricionistas avisam que o melhor é usar pote com tampa e uma camada de papel-toalha entre as folhas, absorvendo toda umidade e evitando que as folhas sejam queimadas pelo ar frio do refrigerador.

Por isso, o local mais adequado para guardar verduras na geladeira é a gaveta inferior, que em geral tem tampa. Na gaveta a temperatura está sempre amena e é adequada para a preservação das folhas, legumes e frutas.

O que levar à geladeira - Alguns alimentos devem ficar armazenados em temperaturas mais baixas, como as que encontramos na geladeira. Esse cuidado ajuda a aumentar seu tempo de validade, além de manter seu valor nutricional.

Os principais alimentos frescos que devem ir para sua geladeira são o melão cortado; pêssegos maduros; abacates maduros; mangas maduras; morangos; cenouras e abobrinhas em recipientes fechados; abacaxis maduros; melancias maduras; aspargos em sacos plásticos; Folhas frescas (em recipientes fechados e cobertos com papel toalha para não queimar).

Como mencionado, priorize sempre guardá-las no gavetão, onde a temperatura é um pouco mais alta, o que pode evitar danificar os alimentos.

Separação - frutas e vegetais emitem um gás natural chamado etileno, esse gás em contato com outros alimentos acelera o processo de amadurecimento das verduras. De acordo com nutricionistas, algumas frutas e vegetais devem ficar longe dos vegetais.

Os maiores produtores de etileno da sua cozinha são: banana; maçã; melão; tomate; mamão; abacate; manga; pimentão; abacaxi; pera; uvas; figos. Esses alimentos devem guardados em um lugar bem distante de produtos como batatas, folhas, cenouras, aspargos, brócolis, pepino e outros que podem estragar com facilidade.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Variedades

Variar treinos ajuda a não desistir da academia, aponta estudo

As trocas de exercícios estimulam diversas partes do corpo e proporcionam maior disposição

 10 curiosidades que você provavelmente não sabe sobre gatos
Variedades

10 curiosidades que você provavelmente não sabe sobre gatos

Dia 17 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Gato – espécie que vem ganhando o coração e os lares dos...

Especialista esclarece mitos sobre dor muscular após o treino
Variedades

Especialista esclarece mitos sobre dor muscular após o treino

Existem diversas adaptações no corpo e no pós treino, algumas podem passar despercebidas por ocorrerem de f...

Vídeo

Duas pessoas morrem em colisão entre carro de funerária e caminhão Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta terça-feira 18.02:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram