Saúde

Entenda a importância da saúde intestinal para as crianças

Além disso, 70% do sistema imunológico é ativado no sistema digestivo 2.

20/08/2019 às 11h33, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A saúde, o bom humor e a qualidade de vida das crianças dependem do equilíbrio do organismo desde os primeiros anos. O bom funcionamento do intestino deve começar cedo para garantir uma infância com disposição e um crescimento saudável. Afinal, uma flora equilibrada acelera a passagem do alimento e auxilia na absorção de cálcio1. Além disso, 70% do sistema imunológico é ativado no sistema digestivo 2.

"O bom funcionamento do sistema digestivo é importante em qualquer idade, mas é especialmente verdadeiro para as crianças. Uma nutrição balanceada pode fornecer os nutrientes essenciais de que elas necessitam para alcançar seu potencial máximo de crescimento e desenvolvimento", afirma o pediatra Marcello Pedreira, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com especialização no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (USP).

A constipação intestinal é um problema comum nos primeiros anos de vida e pode afetar até 36,5% das crianças brasileiras 3/4. Mas melhorar a saúde digestiva das crianças é possível tomando medidas simples, que devem se tornar rotina na vida dos pequenos.

“Uma das maneiras mais seguras de promover o bem-estar ao longo da vida das crianças é por meio da alimentação equilibrada”, alerta o pediatra. “Fomentar bons hábitos alimentares na infância, com três refeições balanceadas ao longo do dia e a ingestão de diferentes tipos de alimentos, como carnes, verduras, legumes, frutas, leite e ovos pode realmente influenciá-los a manter um estilo de vida saudável quando adultos”.

Para Pedreira, também é importante que os pais se certifiquem que os filhos estejam bebendo bastante água, o que irá facilitar a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo e reduzir o risco de constipação. Em alguns casos, porém, pode-se discutir com o pediatra o uso de suplementos específicos para melhorar a microbiota intestinal.

O Dupha Kids é um suplemento alimentar desenvolvido especialmente para melhorar o equilíbrio do sistema digestivo das crianças. “O Dupha Kids é composto por lactulose, um dissacarídeo sintético derivado de lactose que, quando ingerido de forma regular, auxilia no equilíbrio da flora e age na normalização do trânsito intestinal”, diz Riva Dimitrov, Diretora Médica da Divisão de Farmacêuticos Estabelecidos da Abbott no Brasil.

Dupha Kids pode ser utilizado por crianças a partir de quatro anos e, para envolver a criança de forma mais lúdica, a goma possui formato de ursinho.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade