Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
20 de Setembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Cultura

Todas as notícias
Publicado em 15/08/2019 09h38.

Procissão da Irmandade da Boa Morte percorre ruas de Cachoeira acompanhada por devotos e turistas

O trajeto lembra e resgata a história das mulheres negras que lutaram pela libertação dos escravos.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Procissão da Irmandade da Boa Morte percorre ruas de Cachoeira acompanhada por devotos e turistas
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Acorda Cidade

Centenas de pessoas acompanharam a procissão do enterro de Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, na noite de quarta-feira (14). No segundo dia da Festa da Boa Morte, registrada como Patrimônio Imaterial da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), as atividades foram iniciadas com uma missa de corpo presente na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte.

Logo após a cerimônia, celebrada pelo padre Hélio Vilas Boas, devotos e turistas acompanharam as 32 irmãs em procissão pelas ruas de Cachoeira, num percurso de 2,5 quilômetros. O trajeto lembra e resgata a história das mulheres negras que lutaram pela libertação dos escravos.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

A Irmandade da Boa Morte tem origem no bairro da Barroquinha, em Salvador, mas, em função das perseguições que sofreu na capital, acabou se mudando para o Recôncavo Baiano. O movimento, que teve início por volta de 1810, virou uma tradição passada de mãe para filha. Com o decorrer do tempo e para não deixar a história se perder, a irmandade passou aceitar a participação de outras mulheres negras, a partir de 35 anos, e convidadas por outra integrante do grupo.

Entre as noviças está Gracy Moreira, bisneta de Tia Ciata, uma das fundadoras da irmandade e reconhecida internacionalmente por sua contribuição para o surgimento do samba carioca. Morando no Rio de Janeiro, Gracy acompanha a festa há mais de 30 anos e, no ano passado, foi convidada para integrar a irmandade. “É um legado que eu e todas as outras irmãs carregamos e que representa a força da mulher e de todas aquelas que vieram antes da gente. É um momento de glorificar a nossa história”, afirma.

Programação

A Festa da Boa Morte tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), e segue até o próximo sábado (17). Na sexta-feira (16) será servido o tradicional cozido na sede da irmandade. No sábado (17), um caruru também será oferecido aos visitantes.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Segundo o organizador do evento, Jomar Lima, a Festa da Boa Morte conclui os rituais religiosos no final da manhã de quinta-feira. “Após a missa da assunção, as irmãs consideram o início da parte profana da festa, que é realizado sempre com um almoço oferecido à população e seguido por apresentação de samba de roda. Todos os anos fazemos um esforço na busca de apoio para a nossa festa, a exemplo do que conseguimos junto ao Governo do Estado e Prefeitura Municipal. Além disso, temos parceiros que querem fazer parte deste momento e nos ajudam a construir essa festa linda”, explica.

Na manhã desta quinta-feira (15) ocorre outro importante momento do rito religioso, quando elas deixam a Irmandade da Boa Morte e seguem em procissão para a missa solene de assunção de Nossa Senhora da Glória na igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, é realizada uma valsa com a participação das irmãs e servida uma feijoada. No final do dia, começa o samba de roda.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Rui Costa lança 9ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira
Cultura

Rui Costa lança 9ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira

A Flica acontece entre os dias 24 e 27 de outubro na histórica cidade do Recôncavo Baiano

Feira do Livro: confira programação completa da Flifs
Cultura

Feira do Livro: confira programação completa da Flifs

O evento organizado pela Universidade Estadual Feira de Santana (Uefs), ocupará a Praça Padre Ovídio.

Museu Casa do Sertão expõe miniaturas do semiárido do artista Edson Duarte
Cultura

Museu Casa do Sertão expõe miniaturas do semiárido do artista Edson Duarte

Edson Duarte é artesão proveniente de Riachão do Jacuípe, município que integra o território de identida...

Vídeo

Ao vivo: Sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 186 anos de Feira de Santana - BA Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Quinta-Feira 19.09 (Parte 01):
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram