Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Gov BA modelo de gestão
  •  Reserva Lumiere
23 de Agosto de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Bahia

Todas as notícias
Publicado em 13/08/2019 15h33.

Protocolos de intenções são assinados para solução na gestão dos resíduos sólidos na Bahia

A ação é apoiada pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema), Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra) e Relações Institucionais (Serin).
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Protocolos de intenções são assinados para solução na gestão dos resíduos sólidos na Bahia
Fotos: Alberto Coutinho/ GOVBA

Acorda Cidade

Os Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos estão cada vez mais próximos de se consolidarem. Na manhã desta terça-feira (13), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), dois protocolos de intenções que visam apoiar a elaboração do documento foram firmados entre o órgão estadual e os consórcios de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul (CDS-LS) e Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima).

Um dos signatários dos protocolos, o titular da Sedur, Sérgio Brito, deixou claro que este momento é fundamental para o desenvolvimento efetivo dos Planos. “Hoje demos um passo importantíssimo para tirarmos essa ação do plano das ideias e colocarmos definitivamente no papel. Estamos assinando com dois consórcios, mas o objetivo é alcançar todos os municípios baianos. Além de tudo, essa é uma questão de saúde pública e o Estado está preparado para agir”, afirmou Sérgio Brito.

Presidente do CDL-LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, também destaca a importância da ocasião. “É, de fato, um momento histórico, pois enfrentar o problema dos resíduos sólidos não é fácil e necessita de um volume de recursos grande, por isso é tão importante essa interlocução com o estado”. O presidente do Cima, Antônio Gulherme, que também é prefeito de Santa Luzia, lembra que “esse é o terceiro encontro formal para tratar do tema e definir o conjunto de ações propostas nos planos”.

Os 26 municípios baianos que compõe os dois consócios e que participam nesse primeiro momento são Arataca, Camacã, Canavieiras, Itajú do Colônia, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, Una e São José da Vitória, que formam o Cima; e Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Maraú, Ubaitaba e Uruçuca, integrantes do CDS-LS.

Gestão Integrada

Os Planos serão pensados de forma a combater os principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos no território estadual. O documento abordará a prática de hábitos de consumo sustentável, bem como um conjunto de instrumentos que visam propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

A ação é apoiada pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema), Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra) e Relações Institucionais (Serin). O secretário da Sema, João Carlos Oliveira, esclarece que cada entidade vai ter um papel diferente na elaboração dos planos. “Esse projeto de educação ambiental que já estamos desenvolvendo será somado às iniciativas propostas pelas outras secretarias e integrantes dos planos”, apontou.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Incêndio atinge apartamento no Caminho das Árvores, em Salvador
Bahia

Incêndio atinge apartamento no Caminho das Árvores, em Salvador

Caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (23). Não houve feridos.

Em Barra do Rocha, Rui entrega obras de abastecimento de água e urbanização
Bahia

Em Barra do Rocha, Rui entrega obras de abastecimento de água e urbanização

Os sistemas de beneficiamento implantados levam água para 29 famílias.

ViaBahia diz que não reduzirá tarifas de pedágio
Bahia

ViaBahia diz que não reduzirá tarifas de pedágio

Concessionária havia anunciado que cobraria preços mais baixos; medida, porém, depende de autorização de ...

Vídeo

Veja vídeo em 3D de como ficará o Centro de Educação, no prédio do FTC Veja mais Vídeos ›

Podcast

CDL realiza entrega dos prêmios da campanha Liquida Feira 2019
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram