Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  •  Reserva Lumiere
  •  Reserva Lumiere
23 de Agosto de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Bahia

Todas as notícias
Publicado em 13/08/2019 10h25.

Sistema agroecológico desenvolvido na Ufob favorece plantio de uva orgânica em Barra

Na cultura, o pesquisador utiliza um sistema agroecológico, criado por ele mesmo e intitulado “Tecnologia de Bioflocos com Nutribioirrigação (BFT-NBI)”.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Sistema agroecológico desenvolvido na Ufob favorece plantio de uva orgânica em Barra
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Nas últimas décadas, o Brasil tem se destacado internacionalmente pelo crescimento e a consolidação da produção de uvas de mesa e vinhos, a vitivinicultura, especialmente nas regiões do Vale do São Francisco, na Bahia e Pernambuco, e na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. No Oeste baiano, uma pesquisa desenvolvida pelo professor Anderson Miranda de Souza, coordenador do Núcleo de Tecnologias Sociais da Ufob, em parceria com o professor César Fernandes Aquino da área de fruticultura, com a participação dos estudantes do curso de Agronomia, tem produzido bons resultados com a uva sem semente BRS Vitória, nova cultivar da Embrapa, no município de Barra.

Na cultura, o pesquisador utiliza um sistema agroecológico, criado por ele mesmo e intitulado “Tecnologia de Bioflocos com Nutribioirrigação (BFT-NBI)”, que consiste na criação de peixes em reservatórios fechados, sem recirculação de água, com alta concentração de oxigênio e com suplementação temporária de fontes de carbono. Nele, uma técnica de cultivo estimula o crescimento de bactérias benéficas que fazem a assimilação de biomassa bacteriana, formando aglomerados compostos por restos de fezes, ração, bactérias e outros micro-organismos.

Os aglomerados acumulam uma série de nutrientes orgânicos (proteína, carboidratos e lipídeos) e inorgânicos (macro e microminerais) que possibilitam reduzir a oferta de ração para os peixes em até 30% e os impactos ambientais. “Essa técnica reaproveita a água do sistema, o que diminui gastos com a renovação da água, aumenta a eficiência e a sustentabilidade da produção, podendo utilizar por anos a mesma água, apenas repondo o percentual evaporado e utilizado”, explica Miranda.

A partir dos bons resultados obtidos pelo sistema na piscicultura, foi feita uma irrigação em consórcio com videiras utilizando também solução nutritiva e biológica. Neste teste, segundo o professor, observou-se que as bactérias substituíram elementos e moléculas químicas e geraram uma menor aplicação de fertilizantes, adubos e hormônios vegetais, o que favoreceu o cultivo das uvas.

As informações produzidas na pesquisa são compartilhadas com produtores de agricultura familiar em dias de campo e ajudam a contribuir para o desenvolvimento local e regional, por meio de geração de renda e bem-estar social.

Próximos passos
Agora, após o sucesso dos experimentos iniciais, o objetivo é ampliar a área de produção de uvas na Região. Que já foi aprovado um projeto de pesquisa por meio do processo 434869/2018-0 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). Os recursos estão sendo empreendidos na construção do novo sistema BFT-NBI, com maior volume, e na produção de uvas de mesa, para sucos e vinhos.

Confira mais no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yOcV3UGxmao

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Incêndio atinge apartamento no Caminho das Árvores, em Salvador
Bahia

Incêndio atinge apartamento no Caminho das Árvores, em Salvador

Caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (23). Não houve feridos.

Em Barra do Rocha, Rui entrega obras de abastecimento de água e urbanização
Bahia

Em Barra do Rocha, Rui entrega obras de abastecimento de água e urbanização

Os sistemas de beneficiamento implantados levam água para 29 famílias.

ViaBahia diz que não reduzirá tarifas de pedágio
Bahia

ViaBahia diz que não reduzirá tarifas de pedágio

Concessionária havia anunciado que cobraria preços mais baixos; medida, porém, depende de autorização de ...

Vídeo

Veja vídeo em 3D de como ficará o Centro de Educação, no prédio do FTC Veja mais Vídeos ›

Podcast

CDL realiza entrega dos prêmios da campanha Liquida Feira 2019
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram