Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
14 de Outubro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Viagens

Todas as notícias
Publicado em 12/08/2019 14h07.

Três rotas ferroviárias para conhecer a Europa

Viajar de trem é uma das formas mais fáceis de conhecer o continente -- seja o Mediterrâneo ou os Alpes.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Três rotas ferroviárias para conhecer a Europa
Crédito: Divulgação

Acorda Cidade

As vistas belíssimas de uma estrada de ferro reluzente sobre os Alpes ou ao redor de um lago inspiram viajantes do mundo todo, e as duas opções são servidas de rotas ferroviárias. O itinerário vai da França até a Áustria cortando o território suíço -- tudo com a beleza da natureza do lado de fora.

Em Lausanne, na Suíça, os trens saem da Plage de Pully nos primeiros raios de sol, e depois de cruzar os Alpes com o dia nascendo, eles abraçam o Lago Genebra, na cidade de mesmo nome, em direção a Annecy, uma belíssima cidadezinha na Savóia francesa. Mais adiante, as composições param em Chamonix, na França, onde teleféricos levam os turistas ao topo de uma montanha, em que há uma cafeteria e um restaurante.

A rota alpina ainda passa em cidades como Lucerna, Arlberg Zell am See, Innsbruck e Berna, cuja área velha foi declarada patrimônio da humanidade da Unesco, braço da ONU para a cultura, em 1983. Ali ainda está o Museu Einstein, um dos mais renomados da Áustria. 

Outra rota, comum entre os turistas brasileiros, é comprar tíquetes de trem do Sul da França em direção à Alemanha, passando por praias espanholas, italianas e suíças. "É mais barato -- e bacana -- do que comprar uma passagem aérea", diz Vitor Rodrigues, brasileiro que vive em Genebra há dois anos. 

A viagem de trem partindo da Costa Azul francesa começou a fazer sucesso alguns anos atrás, quando ricos britânicos passaram a se aventurar em direção ao Sul no chamado Train Bleu ("trem azul"). O itinerário amplia a rota, abrangendo Barcelona e regiões cênicas da Riviera Francesa e da costa italiana até Roma, antes de voltarem a Londres via Suíça. As composições costumam partir de Toulouse em direção à metrópole catalã, passando por Latour-de-Carol, onde é preciso fazer baldeação na fronteira espanhola.

Depois de passar por Barcelona, as linhas de trem seguem em direção a Gênova, na Itália, cidade costeira italiana famosa por ser a terra natal de Cristóvão Colombo e de ter atrações turísticas como o Palazzo Bianco e o Palazzo Rosso. Um trem Frecciarossa leva os turistas pela costa Ligura até Roma, uma das capitais mais vibrantes da Europa.

De Roma, os trens ainda passam em Stresa -- ou Milão, dependendo do arranjo -- até entrar na Suíça via Zurique e, então, acabar a viagem em Colônia, na Alemanha. 

Uma terceira rota ferroviária possível na Europa é a escandinava: nessa, a Holanda é o ponto de partida e o de chegada, partindo da capital, Amsterdã, e voltando pela Antuérpia, cruzando Copenhague (Dinamarca), Oslo (Noruega) e Estocolmo (Suécia) -- capitais escandinavas --, além de cruzar a Alemanha via Hamburgo.

As rotas ferroviárias que ligam os países ainda passam por regiões cênicas -- e geladas -- do Norte da Europa, não sem deixar de parar em locais históricos, como o porto de Lübeck, onde a igreja de Petrikirche é a grande atração, e Rødbyhavn, na Dinamarca. Em Gotemburgo, já na Suécia, os turistas costumam passar o dia apenas para conhecer o Museu de Arte, com uma enorme coleção de pinturas e esculturas nórdicas. 

Em Oslo, um dos pontos altos da cidade é o Vigeland Sculpture Park, com 212 esculturas de bronze e granito que documentam a história e a condição humana. Em direção a Bergen, na costa Oeste, os trens sobem a 1,2 mil metros a nível do mar, de onde se observa cachoeiras, montanhas e abismos, e depois chegam a Trondheim, na Noruega, cidade fundada em 977 d.C. 

O roteiro ainda passa por Östersund, Södermalm e Estocolmo, na Suécia, de onde se pode voltar via Copenhague para Hamburgo, na Alemanha.  

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Rio de Janeiro e Porto Seguro são os destinos mais procurados para o Réveillon 2020, segundo pesquisa
Turismo

Rio de Janeiro e Porto Seguro são os destinos mais procurados para o Réveillon 2020, segundo pesquisa

Ranking da agência de viagens online considera compra de pacotes e reserva em hotéis durante o período.

Cresce o turismo de brasileiros no Uruguai
Turismo

Cresce o turismo de brasileiros no Uruguai

Brasileiros ficam em segundo lugar no ranking dos visitantes

5 destinos que valem a pena conhecer durante a Primavera
Turismo

5 destinos que valem a pena conhecer durante a Primavera

A especialista mapeou 5 destinos que valem a pena conhecer durante os meses de primavera.

Vídeo

Incêndio em oficina destrói veículos e assusta moradores do bairro Pedra do Descanso Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Segunda-Feira 14.10:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram