Acorda Cidade - Dilton Coutinho

24 de Janeiro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Polícia

Todas as notícias
Publicado em 11/08/2019 08h23.

Reconhecimento facial da SSP é destaque no primeiro semestre de 2019

Os balanços da tecnologia e das ocorrências policiais foram apresentados pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, na manhã de sexta-feira (9).
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

O sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) foi destaque nacional e internacional no primeiro semestre de 2019. Nas cidades de Salvador e Feira de Santana, a ferramenta tecnológica auxiliou na captura de 39 foragidos da Justiça ou descumprindo critérios de prisão domiciliar. Os balanços da tecnologia e das ocorrências policiais foram apresentados pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, na manhã de sexta-feira (9), no Centro de Operações e Inteligência, na capital baiana.

Os criminosos foram flagrados por câmeras espalhadas nas estações de metrô, terminal rodoviário e Aeroporto Internacional de Salvador, além das utilizadas em grandes eventos, como o Carnaval, Micareta de Feira e Copa América. “Somos pioneiros e nos orgulhamos da Bahia ser referência no Brasil. Estados das regiões Sudeste e Sul estão montando os seus sistemas de reconhecimento facial espelhados no nosso”, comemorou Maurício Barbosa, lembrando que a ferramenta alcançou a marca de 47 capturados até o início de agosto.

O secretário acrescentou ainda que uma nova licitação está em curso para aquisições de mais câmeras. “Vamos avançar na Região Metropolitana de Salvador e nas maiores cidades do interior da Bahia, mantendo sempre o protocolo de apuração durante cada abordagem. Importante ressaltar que não tivemos erros, na Bahia, e isso graças à tranquilidade e preparo dos nossos policiais”, enfatizou.

Estatísticas

Outro destaque do primeiro semestre é a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs – homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte). Na Bahia, a diminuição ficou em 16%. Em números absolutos, 2.586 ocorreram em 2019, enquanto 3.079 foram registrados no ano anterior.

“Estamos nos superando. Fechamos 2018 com a maior redução dos últimos seis anos e sabíamos que este ano teríamos de ampliar o trabalho. Em números absolutos foram preservadas 493 vidas”, salientou. Os índices de CVLIs em Salvador (-17,4%), RMS (-19,4%) e Interior (-15,1) também foram expostos.

As quedas nos roubos a bancos (- 19 %) e de veículos (-18,2%) também foram pontuados, além da estabilização crimes em coletivos com 0,1% de acréscimo.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

SSP promove 310 policiais militares à patente de sargento
Polícia

SSP promove 310 policiais militares à patente de sargento

Os formandos, durante três meses, fizeram o Curso Especial de Formação de Sargentos Policiais Militares, co...

Polícia Civil apreende parte de carga de medicamentos avaliada em mais de meio milhão de reais
Polícia

Polícia Civil apreende parte de carga de medicamentos avaliada em mais de meio milhão de reais

Segundo Gustavo Coutinho, a carga inclui diversos tipos de medicamentos como analgésico e anti-inflamatórios...

Acusado de matar promotor de eventos Christy Helmayd é condenado a 17 anos de prisão
Polícia

Acusado de matar promotor de eventos Christy Helmayd é condenado a 17 anos de prisão

Gladson Bezerra de Lima foi condenado a 17 anos de prisão em regime fechado a ser cumprindo no Conjunto Penal...

Vídeo

Mulher perde móveis após chuva em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta sexta-feira 24.01:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram