Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  •  Reserva Lumiere
  •  Reserva Lumiere
24 de Agosto de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Política

Todas as notícias
Publicado em 08/08/2019 12h54.

Vereador aponta irregularidades em seleção para Conselho Tutelar; prova foi a mesma de Serra Preta

Roberto Tourinho relatou que uma semana antes da seleção em Feira de Santana, houve a de Serra Preta.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Vereador aponta irregularidades em seleção para Conselho Tutelar; prova foi a mesma de Serra Preta
Foto: Divulgação/CMFS

Ney Silva e Rachel Pinto

As provas da seleção pública para escolha de conselheiros tutelares em Feira de Santana tiveram conteúdos idênticos as que foram realizadas na cidade de Serra Preta. Esse fato está sendo visto como irregular pelo vereador Roberto Tourinho, do Partido Verde. Ele fez um pronunciamento na Câmara Municipal e criticou essa situação .

O vereador informou que a empresa Seleta – Seleção e Consultoria ganhou a licitação para a seleção pública em Feira de Santana e a mesma que tem endereço em Alagoinhas realizou seleções públicas em várias cidades da Bahia com Serra Preta, Cachoeira, Alagoinhas e Araças.

“Depois da Constituição de 1988 só se pode ingressar no serviço público em todas as esferas municipal e estadual e federal mediante concurso público. O concurso público é o procedimento administrativo que tem por fim aferir as aptidões pessoais e selecionar os melhores candidatos ao provimento de cargos e funções públicas. A prefeitura de Feira de Santana no último dia 28 de julho realizou uma seleção público para preenchimento de vagas no Conselho Tutelar no município de Feira de Santana. Esse processo aconteceu no colégio Gastão Guimarães realizado pela empresa Seleta. Essa empresa foi também a responsável pelo concurso da guarda mirim. Até aí não haveria problema nenhum, irregularidade nenhuma, nem problema nenhum, se as provas que foram aplicadas em Feira de Santana não tivessem sido praticamente as mesmas aplicadas em Serra Preta, uma cidade que fica a pouco mais de 60 quilômetros de Feira de Santana”, frisou.

Roberto Tourinho relatou ao Acorda Cidade que uma semana antes da seleção em Feira de Santana, houve a de Serra Preta. A empresa aplicou o mesmo modelo de prova nas duas cidades, com as mesmas questões em ordens diferentes. Ele salientou que o processo seletivo para conselheiros tutelares apresenta muitas irregularidades e é preciso que providências sejam tomadas.

“Nós estamos alertando a prefeitura e ao mesmo tempo chamando a atenção pelos erros contidos para que a prefeitura adote providências. O processo seletivo ainda não foi anunciado o resultado. Não tem que se falar em prejudicados, porque não se conhecem quem foram os aprovados. Porém a informação que eu inclusive obtive é que nesse dia da prova em Feira de Santana a notícia vazou e existiam já pessoas em Feira de Santana que tinham em mãos o gabarito. Tiveram acesso a esse gabarito da prova do município de Serra Preta”, comentou.

O vereador exigiu que a administração municipal adote providências legais em relação ao caso e isso inclui a anulação das provas e revogação dos atos.

“A lei inclusive permite que o gestor possa anular ou revogar os atos. Quando apresentarem vícios em sua constituição e são inúmeros vícios que constam. Nós esperamos que a prefeitura adote essas providências em nome da ética e da moralidade. As informações são públicas, estão citando o nome do município e trazendo as provas. Vamos esperar providências da administração em nome principalmente daquelas pessoas que que naturalmente foram prejudicadas por aquelas pessoas que tiveram que acesso aquelas informações do gabarito”, concluiu.

Procurado pela reportagem do Acorda Cidade o secretário de Desenvolvimetno Social, Pablo Roberto, informou que não vê esse fato como irregular e quem tem que responder por essa situação é a empresa Seleta que venceu a licitação do concurso.

Ele acrescentou ainda que é comum que os assuntos relacionados a esse tipo de seleção pública tenham questões semelhantes.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Bolsonaro diz que incêndios não podem gerar sanções ao Brasil
Política

Bolsonaro diz que incêndios não podem gerar sanções ao Brasil

Presidente fez pronunciamento nesta sexta falando sobre a Amazônia.

Bolsonaro autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia
Política

Bolsonaro autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

Segundo o texto, que já foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, o emprego dos militares...

Vereador apresenta projeto para reaproveitamento de remédios em Feira
Política

Vereador apresenta projeto para reaproveitamento de remédios em Feira

Ele ressaltou ainda que o Projeto Farmácia Solidária não gera custos para o município.

Vídeo

Veja vídeo em 3D de como ficará o Centro de Educação, no prédio do FTC Veja mais Vídeos ›

Podcast

CDL realiza entrega dos prêmios da campanha Liquida Feira 2019
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram